Novo portal “Qual empresa me ligou?” permite identificar chamadas indesejadas

 

Um novo site lançado oficialmente na última quarta-feira, 1º de fevereiro, permite identificar de forma gratuita, números de telefones, desde que os mesmos estejam cadastrados no nome de pessoas jurídicas. “Qual empresa me ligou” é um serviço da Anatel que chega para ser um importante aliado na identificação de chamadas insistentes e indesejadas, uma vez que a ferramenta possibilita a identificação de titularidade daqueles que ligam sem parar.

A criação da plataforma faz parte das medidas da Agência Nacional de Telecomunicação para o combate a prática de telemarketing abusivo. O site que já está no ar é muito fácil de usar: basta abrir o portal no navegador, digitar o número, confirmar o captcha e pronto.

Mas atenção, por motivos de privacidade, só é possível identificar um número que tenha titularidade empresarial. Ao tentar buscar por uma linha vinculada a um CPF, a tentativa será falha, e o sistema emitirá um aviso de que não foi possível fazer a identificação.

O Qual Empresa Me Ligou é mantido pelas próprias operadoras de telecomunicações e operado pela ABR Telecom, que é hoje responsável pela portabilidade numérica. Emitindo nesta primeira fase, apenas chamadas vindo das operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. As demais prestadoras devem ser incluídas futuramente na plataforma, permitindo a busca de qualquer terminal.

Canal de consulta

Por enquanto, o único meio oficial para consultar a titularidade de um número é através do site no oficial, mas a expectativa é de este tipo de serviço chegue em breve nos celulares,  permitindo que o consumidor identifique quem está ligando, antes mesmo de atender a chamada.

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