Pular para o conteúdo principal

Novo portal “Qual empresa me ligou?” permite identificar chamadas indesejadas

 

Um novo site lançado oficialmente na última quarta-feira, 1º de fevereiro, permite identificar de forma gratuita, números de telefones, desde que os mesmos estejam cadastrados no nome de pessoas jurídicas. “Qual empresa me ligou” é um serviço da Anatel que chega para ser um importante aliado na identificação de chamadas insistentes e indesejadas, uma vez que a ferramenta possibilita a identificação de titularidade daqueles que ligam sem parar.

A criação da plataforma faz parte das medidas da Agência Nacional de Telecomunicação para o combate a prática de telemarketing abusivo. O site que já está no ar é muito fácil de usar: basta abrir o portal no navegador, digitar o número, confirmar o captcha e pronto.

Mas atenção, por motivos de privacidade, só é possível identificar um número que tenha titularidade empresarial. Ao tentar buscar por uma linha vinculada a um CPF, a tentativa será falha, e o sistema emitirá um aviso de que não foi possível fazer a identificação.

O Qual Empresa Me Ligou é mantido pelas próprias operadoras de telecomunicações e operado pela ABR Telecom, que é hoje responsável pela portabilidade numérica. Emitindo nesta primeira fase, apenas chamadas vindo das operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. As demais prestadoras devem ser incluídas futuramente na plataforma, permitindo a busca de qualquer terminal.

Canal de consulta

Por enquanto, o único meio oficial para consultar a titularidade de um número é através do site no oficial, mas a expectativa é de este tipo de serviço chegue em breve nos celulares,  permitindo que o consumidor identifique quem está ligando, antes mesmo de atender a chamada.

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.


Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori