Estátua homenageia cantor nativista José Claudio Machado em Guaíba

 

O Largo José Claudio Machado, na cidade de Guaíba, distante cerca de 32 km, da capital gaúcha, ganhou no mês de novembro, uma estátua em bronze do cantor nativista a quem o local homenageia através de nome. O músico, interprete, compositor e multi-instrumentista, nascido em 1948, no município de Tapes, foi um dos criadores da Reculuta da Canção Crioula, Festival de música gauchesca que foi destaque no cenário gaúcho durante duas décadas.

A voz marcante fez de José Claudio, o grande vencedor da segunda edição da Califórnia da Canção Nativa, no ano de 1972. Época de ouro do evento realizado em Uruguaiana, que hoje é considerado patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. A canção Pedro Guará, composta em parceria com Cláudio Boeira Garcia, foi a que concedeu ao artista a Calhandra de Ouro, e por isso, tornou-se uma das mais conhecidas do nativista no vasto repertório da sua carreira de sucesso.

A trajetória do cantor, dono de uma voz fantástica, que até hoje ecoa por toda parte, e os caminhos pelos quais a música o levou, fizeram com que fixasse residência em Guaíba, cidade onde morou até sua morte, no ano de 2011. Assim, mesmo sem ter nascido no Berço da Revolução Farroupilha, o nativista, considerado talento local, recebeu a homenagem, através da estátua produzida pelo artista plástico mineiro Léo Santana. Profissional considerado o mais famoso escultor de personalidades do Brasil, tento em seu currículo a produção de obras como: Carlos Drummond de Andrade, Juscelino Kubitschek, João Gilberto, Graciano Ramos, entre outros.

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.


Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários