Nova Petrópolis e seus símbolos – Monumento ao Cooperativismo

A cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, detém o título de Jardim da Serra Gaúcha, por ser um dos municípios mais floridos da região. Os seus atrativos turísticos, porém não se resumem apenas as belezas naturais, como também as obras artísticas repletas de simbologia.

O Monumento ao Cooperativismo, localizado na Praça da República ou Praça das Flores, como é popularmente conhecida, é um destes ícones, trazendo consigo a simbologia e essência das idéias cooperativistas. A escultura mostrando o trabalho, união e força cooperativa é a primeira e mais significativa a ser erguida em todo o mundo.

A obra artística que mostra 7 pessoas de diferentes profissões carregando “uma pedra que estava no caminho”, conforme citação feita pelo Padre Theodor Amstad em 1900, ao fazer referência a união para superar dificuldades e atingir objetivos em comum. O Monumento é também uma homenagem ao título de Capital Nacional do Cooperativismo e ao Centenário da primeira Cooperativa de Crédito do Brasil, conquistados pelo município entre 1902 e 2002.

Saiba mais sobre esta homenagem ao movimento cooperativista através das placas fixadas na obra nos registros feitos pelo #PartiuAcampar:





Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pelos profissionais que dão trabalham na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários