Conceitos e caráter



Ética não é apenas uma palavra oriunda de uma definição grega para caráter, seu significado vai mais além do que os livros ensinam e tem muito mais poder do que os tolos imaginam.

Ética é um conjunto de valores e princípios morais que norteiam nossa conduta na sociedade e define quem realmente somos quando “ninguém está vendo”.

Trair sem que seu par descubra, levar clipes para casa sem que o superior perceba, omitir do atendente o erro na hora do troco, fingir que dorme no coletivo para não dar lugar aos velhinhos, são atitudes que não estão relacionadas às teorias estudadas em toda vida, mas sim a herança que trazes das suas raízes.

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Se o sujeito não é ético, a culpa não pertence apenas a seus pais e educadores, mas esta profundamente ligada aos sentimentos (bons e maus) que cada um carrega consigo.

Embora não deva ser comparada nem confundida com as elas, ser ético diz respeito à consciência de justiça social e o nível de envolvimento com seus princípios adquiridos durante a vida.

Baseada em valores históricos e culturais dentro de uma sociedade, seja ela familiar ou cultural, a maneira como ela é repassada aos filhos influi diretamente no comportamento da próxima geração.

Consertaremos o mundo criando filhos mais éticos? Talvez não, mas teremos a certeza de que a boa semente foi plantada. Cabe ao outro que recebeu este ensinamento como “pedra fundamental” usá-la ou não em seu dia a dia.

Na Filosofia a Ética é definida como uma ciência que estuda valores e princípios morais dos mais diversos grupos e entre eles foi especificada como empresarial, médica, profissional, educacional, esportiva, política e jornalística, mas é a ética do eu sozinho? De alguém que comete uma infração contra os princípios da sociedade em que vive apenas porque ninguém está o observando?

Pessoas que praticam descaradamente erros contra a moral humana e as que os praticam as ocultas recebem a mesma classificação: antiéticos.

Por serem ética e consciência dois termos muito próximos é impossível separá-los do comportamento humano.

Um brinde a quem já estudou tudo sobre o tema e defenderia muito bem suas idéias em um debate, mas uma salva de palmas (em pé) para aqueles que religiosamente a praticam sem nunca si quer ter ouvido esta palavra. 

Comentários