Pular para o conteúdo principal

Escadaria 14 de Outubro: Legado histórico e cultural de Guaíba

Hoje a pauta é para os amantes de história, cultura e arte. A cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul, ganhou um espaço revitalizado que promete se tornar um marco histórico-cultural: a Escadaria 14 de Outubro. O local, após a obra, se tornou a segunda maior escadaria do Brasil com ladrilhos desenhados em mosaico. Composta por 132 degraus e seis patamares ao longo de sua extensão, a escadaria é distribuída em sete lances de aproximadamente 18 degraus cada. O mais impressionante é que cada lance forma uma imagem nos degraus, que pode ser visualizada por completo de longe. Conforme se avança em direção ao topo, os detalhes históricos vão se revelando aos poucos.

Homenagem à Revolução Farroupilha

Uma das temáticas principais da escadaria é a Revolução Farroupilha, um dos episódios mais emblemáticos da história gaúcha. Reinaugurada em Guaíba, cidade onde o conflito começou em 1835, a revitalização da escadaria traz painéis de mosaico que ilustram momentos e símbolos dessa guerra histórica.

Arte e cultura preservadas

A criação artística dos mosaicos foi conduzida pelo artista visual Leo Filho, de 62 anos. Com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que conseguiu transformar a escadaria em uma verdadeira galeria de arte ao ar livre, que preserva e valoriza a memória cultural do estado gaúcho.

Experiência única de visitação

Ao alcançar o topo da escadaria, os visitantes têm acesso ao sítio histórico onde foi planejada a invasão de Porto Alegre. De lá, é possível apreciar uma vista deslumbrante do lago Guaíba. O local abriga a casa onde viveu o herói Farroupilha Gomes Jardim e o Museu do Gaúcho, ambos abertos à visitação.

Por que visitar?

História viva: Cada degrau revela um pedaço importante da história gaúcha;

Arte e cultura: Os mosaicos de Leo Filho transformam a escadaria em uma obra de arte a céu aberto;

Paisagens deslumbrantes: A vista do topo proporciona uma experiência visual inesquecível;

Legado cultural: A revitalização reforça a importância de preservar a cultura e a história local.

Se você é apaixonado por história, cultura e belas paisagens, a revitalização da Escadaria 14 de Outubro em Guaíba é um passeio imperdível. Prepare sua mochila, vista calçados confortáveis e venha conhecer de perto esse novo legado histórico-cultural que celebra a rica história gaúcha.

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori

Olhos bonitos

  Olhos bonitos. Olhos brilhantes. Teus olhos menino são dois diamantes. Um oceano a invadir meu mundo, Revelando emoções escondidas lá no fundo. Não se afaste, olhos bonitos! Fique comigo, olhos brilhantes! Me deixe provar que posso ser dona Destes olhos de diamante. Meus lábios tremem, Timidez me cala, Mas meu olhar te diz: "Olhos bonitos não vá!" Desfaça a mala, olhos bonitos. Fique por aqui, olhos brilhantes! Deixe minha quietude invadir teu espírito  - minha alma não sabe transar despedida. Ponha a mala no chão  E me tome em seus braços! Seja para mim como o diamante - olhos bonitos seja para sempre o meu amante! Meu anjo dos olhos bonitos. Meu anjo dos olhos brilhantes. Me deixe ser dona do azul dos olhos teus, Que mais parecem diamantes Quando mergulham nos meus. Olhos bonitos, olhos brilhantes, Teus olhos menino são dois diamantes. Barra do Ribeiro, 30 de outubro, de 2000. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho re

Apenas te peço

  Pelo céu que estava repleto de estrelas Na noite em que trocamos o primeiro beijo Eu te peço a chance de mais um encontro. Por todas as palavras ditas ao acaso E a esperança de mais um abraço Eu te peço um minuto de atenção. Por todas as promessas que jamais ousamos fazer E os olhares que trocamos sem ninguém perceber Eu te peço que me escute. Por todas as vezes que fizemos amor E por toda ternura que fizemos brotar Eu te peço que não me negue um último olhar. Por todas as vezes que despertamos juntos E pelo gostinho de soonho que o sol nunca arrancou da minha boca Eu te peço que ouça o desabafo desta louca. Por esta poesia feita de repente E por todas as outras que você talvez nunca lerá Eu te peço a chance dee poder me expressar. Se me negar a sorte amiga de uma última conversa Juro que morro! Por isto, Eu te peço socorro. Pelas paisagens que compartilhamos E pelas pessoas que cumprimentamos Eu te peço o direito de poder falar. Por todas as coisas erradas que fiz E por todos seus p