Pular para o conteúdo principal

Rota do Sol: Da Serra ao Litoral Gaúcho

Hoje vamos embarcar em uma viagem fascinante pela Rota do Sol, um percurso que conecta a Serra Gaúcha ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul, revelando belezas naturais e destinos incríveis. Prepare-se para descobrir os encantos desse trajeto e suas principais atrações, com um destaque especial para o Mirante Serra do Pinto.

Parada obrigatória

Nossa primeira parada é no deslumbrante Mirante Serra do Pinto. Este local oferece uma das vistas mais belas da Serra Gaúcha, sendo perfeito para quem ama tirar fotos panorâmicas. Além do visual impressionante, o mirante conta com um letreiro “Eu amo a Serra Gaúcha” e um mirante de madeira, que proporcionam um cenário icônico para registros fotográficos inesquecíveis. Este é, sem dúvida, um ponto obrigatório para qualquer turista que passe pela Rota do Sol.

Atalho Cênico

A Rota do Sol (BR-453) surgiu como um atalho para facilitar o trajeto entre Caxias do Sul e o litoral gaúcho. Anteriormente, era necessário fazer uma longa volta para alcançar a costa, mas com a construção dessa estrada, a viagem se tornou mais rápida e agradável. Além de ser uma via funcional, a estrada é um verdadeiro espetáculo natural, preservando sua fauna e flora mesmo após a engenharia desafiadora necessária para sua construção.

Principais destinos e atrações

Caxias do Sul: Este destino encanta visitantes com suas belezas rurais e urbanas, oferecendo museus, castelos, grutas, vinícolas, cachoeiras e santuários ecológicos;

São Francisco de Paula: Localizado entre a serra e o litoral, é ideal para quem busca tranquilidade. A cidade é famosa por seus passeios a cavalo em meio aos belos campos de araucárias;

Terra de Areia: Um dos pontos finais para quem deseja uma boa praia, sendo um destino popular no Nordeste do estado;

Cambará do Sul: Conhecida como a terra dos cânions brasileiros, é um paraíso para os amantes do ecoturismo, trilhas e cachoeiras, com os famosos cânions Itaimbezinho e Fortaleza;

Gramado e Canela: Estes destinos turísticos são famosos por suas paisagens europeias, gastronomia requintada, parques naturais e temáticos, além de vários espetáculos culturais.

O que conhecer na Rota do Sol?

Ponte do Rio Três Forquilhas: Este ponto marca a passagem para o território litorâneo em Itati. É uma parada popular para tirar fotos e admirar a paisagem;

Parque das Cascatas: Localizado a 60 km de Caxias do Sul, o parque oferece uma cachoeira, praia natural, e um ambiente propício para camping. Com piscinas, spa, área de churrasco e trilhas, é um lugar perfeito para relaxar e se conectar com a natureza.

Rota Romântica e Rota do Vinho e da Uva

Além das belezas da Rota do Sol, você pode explorar a Rota Romântica ao sul da RS-020, ou seguir pela Rota do Vinho e da Uva, continuando pelo cruzamento da RS-020. Ambas oferecem experiências únicas e enriquecedoras para os amantes de viagens.

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori

Olhos bonitos

  Olhos bonitos. Olhos brilhantes. Teus olhos menino são dois diamantes. Um oceano a invadir meu mundo, Revelando emoções escondidas lá no fundo. Não se afaste, olhos bonitos! Fique comigo, olhos brilhantes! Me deixe provar que posso ser dona Destes olhos de diamante. Meus lábios tremem, Timidez me cala, Mas meu olhar te diz: "Olhos bonitos não vá!" Desfaça a mala, olhos bonitos. Fique por aqui, olhos brilhantes! Deixe minha quietude invadir teu espírito  - minha alma não sabe transar despedida. Ponha a mala no chão  E me tome em seus braços! Seja para mim como o diamante - olhos bonitos seja para sempre o meu amante! Meu anjo dos olhos bonitos. Meu anjo dos olhos brilhantes. Me deixe ser dona do azul dos olhos teus, Que mais parecem diamantes Quando mergulham nos meus. Olhos bonitos, olhos brilhantes, Teus olhos menino são dois diamantes. Barra do Ribeiro, 30 de outubro, de 2000. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho re

Como o vento...

  Ele é como o vento... Cavalgando através da minha nuvem, Sem perceber que me leva em sua garupa E que pelo céusozinho não está. Ele é como o vento... Que balança as folhas da minha árvore, Sem saber que elas existem Somente para que ele as possa agitar. Ele é como o vento... Açoitando as flores silvestres ao passar, permitindo com que eu sinta, mesmo distante, o seu caminhar. Ele é como o vento... Que apesar de sua total leveza, Sempre interfere nos rumos Do barqueiro solitário em alto mar. Ele é como o vento... Tomou meu coração para si, Sem saber que o fez, Sem saber que é o seu fôlego, que me dá vida. Ele é como o vento... E eu uma garotinha escrevendo seu nome Na aréia da praia com a ponta dos dedos Até que ele traga a onda do mar para apagar. Ele é como o vento... Enrolando-se em meus cabelos  E envolvendo-me por inteira, Sem que eu jamais o possa tocar. Ele é como o vento... Que se faz presente nas canções que me traz Ao ouvido em noites de luar - que imagino serem para mim, qu