Pular para o conteúdo principal

Explore a história e mistérios da Ilha do Presídio: patrimônio cultural de Porto Alegre

E aí, pessoal do #PartiuAcampar! Tá preparado pra conhecer uma ilha cheia de história e mistério? Bem-vindos à Ilha da Pólvora, ou como é mais conhecida, Ilha do Presídio!

Antes de mais nada, é importante saber que essa ilha tem uma trajetória bem intensa. Imagina só, lá pelos anos 1930, a galera usava o lugar pra guardar pólvora. Era tipo um depósito explosivo! Depois, nos anos 50, virou presídio de segurança máxima. E acredite, durante a ditadura militar, foi o point pra prender as pessoas que se opunham ao regime. Tenso, né?

Tem uma história sinistra que rola por lá, tipo a do sargento Manoel Raymundo Soares, que foi encontrado morto no lago Guaíba com as mãos amarradas. Esse caso, o famoso "Caso das Mãos Amarradas", virou um baita mistério na época.

Mas ó, não fica só no terror não. Depois que desativaram o presídio em 1983, a ilha foi cuidadosamente preservada e virou patrimônio histórico em 2014. E o melhor: agora é aberta pra visitação! Dá pra fazer um verdadeiro tour cultural por lá¹ Uma excelente oportunidade para você aprender sobre história, biologia, geografia, e ainda curtir a natureza.

Então, se você é do tipo que não abre mão de uma aventura cheia de emoção e quer conhecer um pedaço importante da história de Porto Alegre, bora lá desbravar a Ilha do Presídio! É uma experiência que vai ficar marcada na memória, com certeza!


Porto Alegre ou Guaíba?

A ilha situada bo Lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, territorialmente, pertence a cidade de Porto Alegre, mas o município de Guaíba, que em 2023, realizou revitalização do local, tem concessão para administrá-la desde 2012.


Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori