Da sala de aula ao feed: Quais os impactos das redes sociais na aprendizagem?

 


Desmistificar a influência das redes sociais no ambiente educacional é um exercício necessário, seja para avaliar os prós, como os contras, do cruzamento destas duas vias de mãos tão distintas e ao mesmo tempo, tão próximas. Afinal, no cenário da aprendizagem contemporânea, navegar pelos benefícios e desafios do mundo virtual na educação nada mais é do que uma questão de equilíbrio. A interação online antecedeu o período de transformação social que vivemos recentemente, mas durante ele, mostrou toda sua força e aplicabilidade nos mais diversos âmbitos da sociedade. Podemos viver sem ela? É óbvio. Porém, seria um enorme retrocesso. As experiências vividas pelos alunos sejam elas, positivas ou desafiadoras, fazem parte da oferta deste canal dinâmico, que tanto possibilita a troca instantânea de informações e ideias, como promovem a colaboração entre estudantes, facilitando o acesso aos mais diversos recursos educacionais. No entanto, é necessário que se diga: o mesmo ambiente interconectado que possibilita o conhecimento pode propagar notícias falsas ou ainda, ser gatilho para a distração excessiva. Equilibrar o uso consciente e a exploração construtiva é uma lição que todos devemos levar para casa, afinal, é um aprendizado para a vida.

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários