Ivoti e os encantos do núcleo de casas enxaimel

A Serra Gaúcha é um recanto de belezas infindáveis. Mesmo que tivéssemos todo o tempo do mundo, acredito que a cada viagem haveria algo novo a ser desbravado. O Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti, no Rio Grande do Sul, é um destes lugares que não importa quantas vezes a gente vá, haverá sempre um cantinho a ser descoberto.

O vilarejo, distante 55 km da capital do estado, se apresenta aos olhos dos visitantes logo ao cruzar a Ponte do Imperador, na localidade da Feitoria Nova, com sua arquitetura histórica e construções com estrutura aparente de madeira, geralmente guajuvira e angico, fixadas um a outra, por meio de encaixes e pregos de pau conhecidos por tarugos. Erguidas numa época em que as vedações eram feitas com barro amassado, atirados com as mãos nas paredes e os telhados compostos de pequenas tábuas arredondadas nas pontas, as 7 edificações do município gaúcho, com data de 1826 e 1950, representam o maior aglomerado da técnica, presente no Brasil.

As casas que no passado abrigaram escola e funilaria, além de servirem de moradia, são preservadas para receber os visitantes numa área que hoje abriga bares, restaurantes, bancas de produtos colônias e artesanato, diversos tipos de feira, espaços em meio a natureza e muito verde, e o Museu Municipal Oscar Becker, onde é possível encontrar objetos, documentos, imagens e acervo histórico da região.

Confira alguns dos registros que o #PartiuAcampar fez para dividir com você!










 Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários