Pular para o conteúdo principal

Trem das Termas: uma viagem inesquecível entre Piratuba e Marcelino Ramos

O trecho integrante da antiga Ferrovia do Contestado, primeira ligação ferroviária entre o Sul e o Sudeste do Brasil, ou seja, a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, inaugurada em 1912, é hoje a rota do passeio de Maria Fumaça em Piratuba, feita por turistas do mundo inteiro. Conhecida como Trem das Termas à atração turística acontece a bordo de uma locomotiva movida a vapor que faz o trajeto entre a cidade de Piratuba, em Santa Catarina, e o município gaúcho de Marcelino Ramos.

A viagem que propõe uma volta ao passado pelo vale do Rio do Peixe, contempla em suas os principais atrativos da região: os parques aquáticos de águas termais. A travessia do Rio Uruguai, entre os dois estados, feita sobre a centenária ponte metálica de 455 metros de extensão, importada diretamente da Bélgica, é outro ponto alto do roteiro. 

Atrações a bordo do trem

A Maria Fumaça que conduz os turistas durante o encantador trecho de 25 km, as margens do rio, possui 6 vagões que garantem capacidade para 250 pessoas, passa pelas localidades de Auto Maratá, Distrito de Uruguai e Volta Grande, mesclando áreas de mata fechada com regiões abertas, onde estão localizadas pequenas propriedades rurais.

No caminho os passageiros são guiados por monitores que contam a história do percurso, recebem serviço de bordo e acompanham shows musicais e de humor que passam de vagão em vagão. Na estação de Piratuba existe um pequeno museu que conta a historia da locomotiva através dos tempos, por meio de peças e ferramentas antigas utilizadas pelos ferroviários no auge dos trabalhos. 


Desfrute desta experiência única

As viagens do Trem das Termas acontecem nas quartas, sábados e feriados, com saída da estação de Piratuba, sempre às 13h30. Em novembro as datas disponíveis são os dias 15, 19, 23 e 26 de novembro. No mês de dezembro acontece um passeio especial com almoço e city tour, que também promete ser inesquecível.

Compre seu bilhete para este ou outros roteiros acessando aqui ou chame pelo whatsApp (47) 3307-9977. Quer saber mais sobre os passeios? Acompanhe as redes sociais @tremdastermas e @passeiosdetremoficial.


Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori