Uso do simulador de direção deixa de ser obrigatório no RS

 

Um novo capítulo no vai e vem da obrigatoriedade ou não do uso do simulador de direção para a concessão da primeira Carteira Nacional de Habilitação, torna as aulas opcionais no Rio Grande do Sul, após 3 anos de impasse na justiça. A mudança impacta diretamente no valor da CNH, que sem a operação de um veículo virtual passa a custar R$2.336,56, ou seja, R$377,60, a menos do seu valor original.

A prática com o aparelho, mesmo após a determinação definitiva da Secretaria Nacional de Trânsito, seguirá sendo ofertada pelos Centros de Formação de Condutores, assim como é no restante do Brasil, cabendo aos alunos, inclusive aqueles que já estão com o processo em andamento, optarem por ela ou não.

Não é obrigatório, mas segue sendo importante!

A dúvida de muitos candidatos à habilitação é se o uso do simulador, embora seja agora facultativo, tenha peso significativo para obtenção da CNH. A resposta é sim, principalmente para aqueles que não possuem noção alguma de volante, uma vez que o recurso pedagógico contribui trazendo essa experiência para a formação de novos condutores.

Em resumo, a tecnologia aplicada nas autoescolas, é uma ferramenta de estudo muito útil, que contribui tanto para um trânsito mais seguro, como para a preservação de vidas. Nela, o aluno tem a possibilidade de ter uma prévia do que acontece no dia da prova, simulando conteúdos que podem ser cobrados e cronometrados no momento da prática, além de vivenciar questões reais do trânsito. A ideia é que assim, o futuro motorista perca o medo de dirigir, sabendo como se comportar em situações de risco.

Decisão importante

A desobrigatoriedade das aulas virtuais que começou a valer no último dia 10, e a economia de 14% na aquisição da primeira habilitação, torna a decisão do candidato à obtenção da CNH, um importante passo na conquista do documento. É preciso colocar as opções na balança! Afinal, se por um lado não utilizar o simulador de direção, reduz a quantia a ser desembolsada ao CFC, por outro, não usar o equipamento representa a perda de um grande aliado na formação. Já que o automóvel virtual contribui para que o aluno chegue preparado não apenas para as aulas práticas, mas também assuma o volante nas ruas com mais confiança.

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.


Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários