Lagoa do Violão: um espetáculo à parte em Torres

 

A fama de possuir uma das mais belas praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul faz com que o município de Torres seja um destino cobiçado por turistas do mundo inteiro. Mas este, embora o maior, não é o único atrativo turístico que serve de cartão postal da cidade. E é uma destas opções do que você deve conhecer ao passar por lá, que vamos te apresentar agora!

Conhecendo a Lagoa

A Lagoa do Violão, batizada com esse nome por ter o formato semelhante ao deste instrumento musical, possui cerca de 2 km de extensão e uma passarela que liga o bairro Centro, onde está localizada, a Praia da Cal. A orla repleta de árvores silvestres e frutíferas, como Amoeira, Pitangueira e Araçazeiro, é um excelente local de passeios, caminhadas e aquela pausa diária do chimarrão que a gauchada adora.

O entorno pavimentado é todo iluminado, o que propicia uma visita também durante a noite, com toda segurança, para contemplar a vida noturna dos moradores de suas águas: peixes, tartarugas e aves aquáticas. Presença que faz da Lagoa um refúgio de vida cada vez mais preservado para estas espécies.

Lenda da Ocarapoti

Lendas também não podem faltar quando o assunto é roteiros turísticos no Rio Grande do Sul e por lá não é diferente. A história é de que um suposto navio naufragou na Ilha dos Lobos e apenas um jovem tripulante conseguiu sobreviver, flutuando com o auxílio do seu violão até a costa. Encontrado pela filha do chefe da tribo, que habitava a região, o rapaz tocava para os nativos, encantando a todos com sua habilidade musical. Os dois se apaixonaram, mas o pai não permitiu este amor. Conforme costumes da tribo ele foi sacrificado para ser feito uma pasta com seu corpo, que seria consumida em um ritual. A crença de todos é de que iriam após o ritual, conseguir também os seus dons musicais. A moça triste chorou por dias, abraçada ao violão de seu amado e de suas lágrimas surgiu a Lagoa do violão.

Verdade ou não, lendas existem para serem contadas e o #PartiuAcampar não deixa nenhuma para traz nos lugares por onde passa.


Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.


Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.





Comentários