Pular para o conteúdo principal

O que conhecer na cidade de Torres/RS em apenas um dia?

A cidade de Torres, localizada na divisa com Santa Catarina, é a última da região norte do Rio Grande Sul, e a única do Brasil a possuir em sua geografia falésias de basalto que formam cenários encantadores. Além de reunir em seu território, as mais belas praias do litoral gaúcho, cercadas por morros, rio e enseadas, que atraem e conquistam turistas de todo o país.

O município praiano é rico em atrativos para que os mais variados públicos possam desfrutar de férias inesquecíveis, mas também é uma excelente opção de passeio para quem deseja explorar suas belezas em apenas um dia.

Conheça a sugestão de roteiro que o #PartiuAcampar preparou para você e permita-se desfrutar de momentos de puro encantamento neste pedaço de paraíso.

Parque Estadual da Guarita


O passeio pelo Parque da Guarita com subida no topo da Torre Sul e caminhada na Torre do Meio é destino obrigatório para os turistas que chegam a Torres pela primeira vez. O local que possui penhascos à beira mar, é uma unidade de conservação do município, de acesso pela bilheteria da Praia da Cal, sempre das 8h30 às 17h30. Trechos pavimentados, lanchonete, estacionamento e escadarias para subir os morros são infraestruturas oferecidas aos visitantes. 

Torre Sul

A Torre Sul localizada dentro do Parque da Guarita impressiona pelo grande paredão de pedra formado de frente para o mar. Nela, uma escadaria com mais de 100 degraus leva os viajantes até o topo de morro, onde é possível contemplar toda a beleza das Praias da Guarita e Itapeva, além do Morro do Meio, das dunas e da cidade.

Torre do Meio

Também dentro do Parque está a Torre do Meio ou Morro das Furnas, que tem 800 metros de extensão e está situada entre a Praia da Cal e a Praia da Guarita. A trilha do lugar que atravessa o platô é uma excelente opção de caminhada para os mais aventureiros. Nela existem pontos onde é possível descer pelas escadarias e visualizar mais de perto as furnas, onde o mar entra em cavernas por baixo dos penhascos. Mas, apesar da vista deslumbrante, a área requer atenção dos visitantes, uma vez que o mar é muito forte por lá. 

Morro do Farol

Ponto de voos de paraglider, o morro que tem acesso de carro ao seu topo, fica no centro da cidade e é um lugar de apreciação das belezas de Torres. Em seu topo, além de uma pracinha para a criançada, existe estacionamento, gramado e comércio de ambulantes, sem falar dos bancos e outros espaços onde é possível desacelerar enquanto desfrutar da natureza e toma um chimarrão. 

Gruta Nossa Senhora Aparecida

Para os que têm fé, o roteiro turístico oferece também a possibilidade de visitar a Gruta Nossa Senhora Aparecida, que fica aos pés do Morro do Farol, formando um pequeno santuário entre os rochedos da região central da cidade. 

Calçadão da Praia da Cal

Construído na parte de baixo do Morro do Farol, entre as rochas e o mar, o Calçadão é trilha de ligação entre a Praia da Cal e a Prainha, que além de possibilitar aos turistas uma caminhada encantadora leva os mais religiosos à gruta de Nossa Senhora Aparecida. 

Lagoa do Violão

Linda tanto durante o dia, como a noite, a Lagoa do Violão, que leva esse nome por ter formato semelhante a instrumento musical é mais um dos atrativos do centro da cidade, comumente utilizada para a prática de esportes náuticos e caminhadas no seu entorno de aproximadamente 2 km de circunferência. No local há também uma ponte para pedestres e sombras para descanso. 

Rio Mampituba

Ponto de divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Rio Mampituba, é ponto de saída de passeios de barco e de pescadores. Na sua margem existe uma área gastronômica com diversas opções para os turistas.

Ponte Pênsil

Para os corajosos de plantão existe a ponte pênsil, que liga Torres a cidade catarinense de Passo de Torres, por meio de uma passarela suspensa com cerca de 100 metros que permite a travessia de pedestres, mas não sem balançar.

Molhes da Barra

Localizado mais ao norte, os Molhes da Barra, com seus 400m de extensão, têm a função de reduzir a força das ondas no encontro entre o rio e o mar, enquanto protege a foz do rio Mampituba. O ponto turístico serve também como local de pesca, área para caminhada ou simplesmente um lugar de contemplação da natureza. E, que natureza!

Igreja São Domingos

A Igreja Matriz de São Domingos é um dos pontos turísticos do município que recebe visitantes nas mais variadas épocas e ocasiões. Com missas todas as quintas, sextas-feiras e sábados, às 14h e às 18h, a paróquia também conhecida como Igreja Matriz de São Domingos de Torres, segundo registros da administração local, foi inaugurada em 24 de outubro de 1824.

Com tantas coisas lindas para serem visitadas e apreciadas nós aqui já ficamos loucos de vontade dar aquele passeio por lá e rever tudo ao vido de novo. E você?

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.















 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori