Pular para o conteúdo principal

6 Lugares para conhecer em Guaíba, no RS

 

Visitar Guaíba é uma excelente opção de roteiro turístico para quem está pela capital gaúcha e deseja conhecer outras cidades da região, principalmente pela possibilidade de chegar até a cidade, com cerca de 100 mil habitantes, a porto do Catamarã. Transporte hidroviário que faz a travessia entre Porto Alegre e o município pelas águas do Rio Guaíba, brindando os viajantes com uma vista espetacular.

O encanto da comunidade que cresceu em número, sem perder seu ar interiorano, atrai aventureiros de todos os cantos, que buscam por suas ruas, parques e orla, apreciar a natureza e a história que lhe garantiu o título de Berço da Revolução Farroupilha. Quer mergulhar neste destino? Confira os 6 lugares listados pelo #PartiuAcampar que todo vistante precisa conhecer ao passar pela cidade.

1 – Orla do Rio Guaíba – O trecho que se inicia pelo bairro Centro e segue pelos Balneários Alegria e Florida, é ponto de encontro de moradores locais e um forte atrativo turístico da cidade, devido a vista panorâmica que oferece da capital do Estado. Na sua extensão é possível desfrutar de praças tranquilas, píeres que avançam pelas águas e áreas mais agitadas, que incluem bares e restaurantes. 

2 – Casa de Gomes Jardim – Testemunha ocular da história do Rio Grande do Sul, o casarão centenário é um dos endereços que mais procurados pelos visitantes. Construída no fim do século 18, a casa que hoje é considerada patrimônio histórico tombado pelo Governo Estadual, foi sede dos encontros entre Gomes Jardins e Bento Gonçalves, líderes da Revolução Farroupilha. Também servindo último leito para o herói farroupilha Bento Gonçalves.

Na sala do imóvel é possível conferir quadros informativos, enquanto pelos demais cômodos estão artigos relacionados a guerra, arquitetura e o dia a dia da vida no campo.  

3 – Cipreste Farroupilha – Considera a árvore símbolo de Guaíba, o cipreste, que fica em frente a Casa de Gomes Jardim, se destaca na paisagem do Sítio Histórico, pela imponência de suas folhas verdes escuras que nunca caem, independentemente da estação do ano, mostrando ao mundo a força das suas raízes.

Na há conhecimento exato de quando a árvore tenho sido plantada, mas acredita-se que isso tenha corrido na década de 1680, período que marcou a chegada dos primeiros espanhóis ao município. Foi à sombra do Cipreste que os líderes da Revolução Farroupilha se reuniam para planejar a tomada de Porto Alegre em 1835. Tornando-o um dos principais cenários desta história de luta e conquistas.

                  

4 – Vitrine Cultural – Neste ponto turístico construído para conservar a identidade cultural do RS, acontecem exposições, oficinas e eventos culturais da cidade. Além de ser um espaço aberto permanentemente a visitação.

A Vitrine também é a morada da Chama do Milênio, uma centelha de fogo que nunca se apaga, em alusão a Revolução Farroupilha.

5 – Mirante da Escadaria – Outro ponto que garante uma vista privilegiada da região e do rio, rendendo bons registros fotográficos, é a Escadaria da Rua 14 de Outubro, construída na antiga Lomba do Inferno. 

6 – Monumento em homenagem a Gomes Jardim – O busto de José Gomes de Vasconcelos Jardim, fixado a sombra do Cipreste, imortaliza o primeiro presidente da República Rio-Grandense na região que ele tanto amava.

O Sítio Histórico de Guaíba, área que abriga boa parte dos atrativos turísticos mencionados acima, guarda consigo a memória de fatos históricos desdês os tempos colônias e por isso, muito mais do que ser visitado e admirado, merece ser respeitado pelos seus visitantes, pois diz muito sobre a herança cultural do povo do Rio Grande do Sul.

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori