Santo Antônio de Lisboa: um paraíso pequeno de nome grande!

Já pensou em realizar um passeio pela cultura e pontos turísticos da ilha de Florianópolis? Então você precisa conhecer um paraíso pequeno de nome grande: Santo Antônio de Lisboa. O bairro catarinense com uma população aproximada de 6.500 pessoas é uma excelente opção de passeio para os interessados em conhecer toda a nostalgia de uma região açoriana.

O local considerado o mais antigo e conservado da região, marcou a colonização de Floripa em 1698 por imigrantes vindos do arquipélago de Açores em Portugal. Distante cerca de 17 km do norte do estado, o vilarejo brinda seus visitantes com charmosas construções, a Igreja Nossa Senhora das Necessidades e o calçadão beira mar de onde é possível contemplar um fabuloso pôr do sol. 

A presença da cultura açoriana une-se as tradições portuguesas também conservadas na localidade, o que faz de Santo Antônio de Lisboa, distrito presente na lista dos mais antigos de SC, um lugar de todos.  Em resumo, é impossível passar pelo bairro sem se encantar com todo o charme, que faz dela uma excelente opção de passeio em qualquer época do ano.

A história gravada em uma placa do bairro


Em 11 de janeiro de 1698 foram concedidas as primeiras sesmarias desta terra ao padre Matheus de Leão e algumas famílias portuguesas. Em 1748 vieram os açorianos em grande número para ocupar e garantir o território.

Elevada a categoria de Freguesia, por D. João V, em 27 de abril de 1750, com o nome de Nossa Senhora das Necessidades da Praia Comprida, somente em 1948 recebeu o nome atual, Santo Antônio de Lisboa. Local onde a riqueza cultural é o resultado da vida, trabalho e costumes de carijós, portugueses, africanos e tantos outros mais, que até hoje, constroem no vilarejo um modo de vida simples, fraterno e hospitaleiro.

Confira os cliques do #PartiuAcampar e apaixone-se também por esta beleza histórica!




Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

 

Comentários