Usina Hidrelétrica Machadinho e o pôr do sol sob o Rio Uruguai

Contemplar o pôr do sol é sempre um espetáculo encantador. Assisti-lo sobre outros ângulos é um dos roteiros preferidos de turistas do mundo inteiro. Assim foi com a família #PartiuAcampar, que não perdeu a oportunidade de admirá-lo junto as águas do Rio Uruguai. O destino escolhido durante o feriado de Corpus Christi foi a Usina Hidrelétrica de Machadinho, que leva o nome de Carlos Erminio de Moraes, em operação desde 2002, e considerada a maior do estado Catarinense.

Localizado na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Piratuba, o empreendimento utiliza o potencial hidrelétrico do Rio Pelotas, principal afluente do Rio Uruguai, formando uma das bacias hidrográficas com mais capacidade produtiva da Região Sul do Brasil.

Informações técnicas

As três unidades geradoras de 380MW, da UHE Machadinho concedem a ela uma potência instalada de 1.140MW, o que corresponde a cerca de 37% da demanda de energia catarinense ou 23% do total consumido pelo estado do Rio Grande do Sul.

Visita guiada

Na cidade de Piratuba (SC), existe um programa de visitas do Consórcio Machadinho, onde são disponibilizados passeios diários até o empreendimento. No roteiro, o turista é transportado até a Usina e conhece os túneis de condução, comportas, linhas de transmissão de energia, túneis de desvio e transformadores. Tudo com acompanhamento de guias treinados. Está passando por essa região e quer visitar a UHE Machadinho? Entre em contato pelo telefone 0800-6440026 e obtenha mais informações.

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.






 

Comentários