O Butiá como iguaria da culinária brasileira

 

A fruta que adoçou a infância de gerações agora está eternizada no livro “Butiá para todos os gostos”, lançado recentemente pela pelotense Embrapa Clima Temperado. A publicação de 320 páginas que reúne 141 receitas tem tiragem impressa limitada, dirigida principalmente para pessoas que possuem maior vinculo com essa iguaria nativa do Brasil, Uruguai e Argentina.

São pratos tradicionais e novos, doces, salgados e agridoces, além de bebidas, reunidos em 3 anos de trabalho por apreciadores do fruto do butiazeiro, alunos de gastronomia e chefs de cozinha atuantes na linha de alimentação saudável.

“O livro busca promover o uso desse recurso da nossa biodiversidade. Os butiás são plantas ameaçadas de extinção e espécies subutilizadas, ricas em vitaminas, minerais e substâncias oxidantes que ajudam a prevenir doenças crônicas e a retardar o envelhecimento”, explica a pesquisadora da Embrapa, Rosa Lia Barbieri, uma das editoras técnicas da publicação.

Onde encontrar o butiá?

Depois de tantas receitas ter água na boca é inevitável, mas aí surge a dúvida: onde encontrar o butiá? A fruta além de ser facilmente encontrada nos quintas das casas do interior, pode ser adquirida em feiras de agricultura familiar e fruteiras, principalmente nos meses de março e abril. Em municípios que compõe a Rota dos Butiazais também é possível encontrar a polpa congelada para comercialização.

Garanta suaversão digital AQUI!

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

 

 

Comentários