Adolescente de 14 anos é vítima de racismo em shopping do Rio

 

A professora Janaina Moura, vem relatando em suas redes sociais desde o domingo, 13, o racismo sofrido por seu filho, um menor de 14 anos, na loja Centauro, do Shopping Nova América no Rio. O passeio em família tinha como objetivo a compra de roupas para a prática de educação física na escola, mas o inesperado estava por vir.

“Estávamos nos dirigindo para a porta de saída da Centauro pela pista desenhada no chão, quando um segurança vestido de terno e gravata ficou ombro a ombro com meu filho e para nossa surpresa perguntou se ele iria pagar pelo que pegou no interior da loja”, relata a mãe com indignação ao salientar que o menino não tinha nada em mãos.

A reação imediata do casal foi de levantar a blusa do adolescente para provar que não havia nenhum produto escondido, o que para a Janaina foi mais uma humilhação diante daquela situação tão absurda. A resposta do homem, diante do questionamento indignado dos pais, é que “o jovem havia feito um movimento suspeito com os braços”.

A Polícia Militar foi chamada e os envolvidos encaminhados para a 44ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro, onde a educadora prestou depoimento. “Eu estou me sentindo culpada de ter saído para passear com meus filhos num dia de domingo e ter escolhido este lugar”, desabafa.

A luta segundo ela, a partir de agora, é contra os atos racistas em si, pois é inadmissível que pleno ano de 2022, pessoas negras sejam abordadas e sofram injustiças em razão da cor. A central de relacionamento da marca já fez contato com a família, mas o ocorrido segue para discussão no judiciário. “Não se trata de uma questão indenizatória. Não adianta empregar pessoas negras e inseri-las em seus comercias, quando o tratamento com o cliente é discriminatório”, enfatiza a mãe.

O blog não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da loja, mas deixa aberto este espaço para notas e esclarecimentos da mesma sobre o ocorrido.

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários