A paisagem bucólica dos Lençóis Cidreirenses em tempos de estiagem

O #PartiuAcampar reservou um tempo no feriado prolongado de Carnaval para conhecer os famosos Lençóis Cidreirenses, distantes cerca de 140 quilômetros da capital gaúcha. O paraíso pouco conhecido entre as praias de Cidreira e Pinhal é formado por grandes dunas de areia, quase que intocáveis, e as Lagoas da Rondinha, Cidreira e Fortaleza, todas elas de água transparentes. 

Estacionamos o carro às margens da RS 786, região não explorada turisticamente, e seguimos caminhando em direção aos altos cômoros de área, que em períodos chuvosos facilitam a formação de pequenas lagoas em meio à paisagem desértica dos lençóis. A forte seca que castiga o Rio Grande do Sul, no entanto, não possibilitou que encontrássemos qualquer sinal de água, no trecho deste paraíso preservado que desbravamos. Mesmo após a chuva que caiu na noite anterior. 


A rota de aproximadamente 4 quilômetros até o encontro com as lagoas, só pode ser realizada a pé, por se tratar de uma região preservada, e requer disposição para subir e descer dunas que podem chegar aos 20 metros de altura. O aconselhável é que o passeio não seja feito sem calçados e em dias ensolarados uma vez que a areia quente pode causar queimaduras da pele.

Escolha realizar este passeio após um período chuvoso, evitando os horários mais quentes, entre 10 e 16 horas e se encante com essa paisagem bucólica. 

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.





 

Comentários