Você conhece a bolacha-do-mar?

A equipe do #PartiuAcampar conversou com professores de biologia para entender o que de fato é ou foi, esse ser de forma curiosa e origem pouco conhecida, que frequentemente é tratada como estrela-do-mar. Leia este post até o fim para saber o que a gente descobriu.

Encontrada por toda a costa brasileira, a bolacha-do-mar é um animal equinodermo da classe Echinoidea, habitante de áreas alagadas e pantanosas de água salgada, que tem o hábito de se enterrar na areia e em outros detritos. De corpos achatados, rígidos e cobertos por placas de carbono de cálcio que são o seu esqueleto, essa espécie tem tamanho que varia entre 6 e 10 centímetros e pertence a família dos ouriços-do-mar.

O aquecimento contínuo dos oceanos vem interferindo diretamente no crescimento e sobrevivência deste ser que parece ter uma flor esculpida em sua forma superior. Quem teria tido tempo de desenhá-la, dando a ela essa característica que a torna uma bela e perfeita obra da natureza?

Uma lenda sugere que as bolachas-do-mar são na verdade dólares de areia, moedas perdidas das sereias ou dos cidadãos que habitam em Atlântida. Será que isso pode ser verdade?

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.


 





 

Comentários