Pular para o conteúdo principal

Praia da Pinheira – 5 razões para se apaixonar!

 

De águas límpidas e geladas a Praia da Pinheira, localizada em Palhoça, cidade do litoral de Santa Catarina, fica situada a 50 km do Sul de Florianópolis e 430 km da capital gaúcha, Porto Alegre. A região, considerada um paraíso por sua rica natureza e deslumbrantes cenários naturais, é uma das poucas no estado catarinense que abriga áreas verdes intocadas. Caraterística preservada através de Lei do Governo de SC, que protege o território integrante do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro da ação do homem.

Visitar a Pinheira sem se apaixonar ou partir com o desejo louco de querer ficar é uma tarefa impossível para o turista que prefere o mar e a calmaria das cidades litorâneas, do que o agito dos mais baladas orlas. Foi assim que, pensando em estimular mais pessoas a conhecer este destino brasileiro, o #PartiuAcampar listou 5 razões para se apaixonar por este roteiro mais que perfeito de férias, feriados e até de finais de semana.

1 – Uma enseada a desbravar!

A Enseada da Pinheira é composta por praias repletas de muito verde e paisagens encantadoras, que seguem a mesma faixa de areia, interrompida somente em 3 pontos por pequenos rios. Entre as mais tops dela estão: Praia de Cima, Praia da Pinheira, Praia de Baixo, Prainha, Praia do Maço, Praia do Mar Aberto, Praia da Ponta do Papagaio e Praia do Sonho;

2 – Práticas de esportes aquáticos

As águas calmas da região, além de fazer dela uma excelente opção de descanso, são também um ótimo lugar para os mais aventureiros que curtem a pratica de esportes como o stand up paddle, surf e o caiaque;

3 – Infraestrutura semelhante a das grandes cidades

A calmaria da Pinheira conta com o apoio de uma vizinhança desenvolvida, que oferece variadas opções de comércio, gastronomia, hospedagem e lazer;

4 – Pesca local

O mercado de peixes abastecido pelos pescadores locais é uma ótima pedida para quem deseja aproveitar a folga para saborear pescados frescos na hora do almoço ou jantar;

5 – Contemplação da natureza em atividades ao ar livre

A região oferece a possibilidade de realização de diversas atividades ao ar livre, como a trilha entre a praia da Pinheira e a Guarda do Embaú, que pode ser realizada sem a necessidade de guia e durante o percurso de 10 km, possibilita aos turistas desbravar o Vale da Utopia e sua visão paradisíaca do mar. Tudo isso num trajeto entre morros, campos abertos, mata fechada, pedras e trechos de areia.

Os passeios de barco são também uma ótima pedida. Com saída diária entre os meses de dezembro e abril, as embarcações permitem contemplar a enseada sobre outro ângulo, enquanto se descobre um pouco mais sobre a região e sua história.

Como realizar o passeio

Os passeios de barco do Tio Nilton, com saída da Praia de Baixo, possibilitam aos visitantes navegar sob as águas do Oceano Atlântico, passando pelas Ilhas dos Naufragados, do Farol e de Araçatuba. No roteiro da viagem que tem duração média de 1h30min, está incluída uma parada de 20 minutos para banho na Ponta do Papagaio. Para agendamento individual ou de grupos basta contatar pelos telefones (48) 98407-9399 e 99638-0359 com Nilzete.

O barco utilizado inicialmente para pesca artesanal, pelo pescador Nilton José da Silva, foi adaptado por ele em 1986 para a realização dos passeios. Trabalho que após o falecimento de seu fundador teve continuidade pela família, que leva diariamente seu nome para o mar, no qual sempre viveu e tirou seu sustento.

Curta a página do Facebook  e siga a embarcação também no Instagram para acompanhar as novidades e belezas deste trabalho. 

Onde se hospedar

Os Residenciais da Pinheira e da Pandora, bem como os chalés que levam o mesmo nome, são uma excelente opção de hospedagem e descanso a 500 metros do mar, que oferecem estrutura completa com 1, 2 ou 3 dormitórios. Todos mobiliados contendo utensílios domésticos, micro-ondas, liquidificador, travesseiros, Wi-Fi, churrasqueira, espetos, grelha, fogão, geladeira e estacionamento fechado. Apenas não são disponibilizados itens de uso pessoal, como toalhas e roupa de cama.

As reservas podem ser feitas o ano todo através do telefone (48) 99607-1577 com o Vilmar e a Rose. Mais informações e fotos completas das instalações estão disponíveis nas redes sociais Facebook e Instagram.

Bora fazer da Pinheira, a enseada de praias mais preservadas da região catarinense, o seu refúgio perfeito de férias?

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori