Solange Juvella e os relatos de uma campista brasileira pelo mundo

 


Campista há mais de 40 anos, a paulista Solange Juvella, iniciou suas aventuras acampando pelas cidades ao redor de Jundiaí. O tempo passou e os roteiros de viagens se estenderam para outros estados, sendo Búzios, no Rio de Janeiro, o destino predileto da aventureira.

“Viajar sempre me encantou e o campismo além de ser uma opção ligada à natureza, tem um custo x benefício bastante interessante”, destaca a brasileira.

As viagens para o exterior inicialmente foram a trabalho até que, após a aposentadoria, Solange conseguiu a cidadania croata, partindo rumo a novas aventuras pelo país. A compra do motorhome e uma scooter aconteceram no começo de 2020, com o objetivo de viajar pela Europa e conhecer outros países. “Infelizmente, por conta da pandemia não conseguimos viajar, como era minha intenção, me restando apenas conhecer os campings ao redor da cidade de Split, na Dalmácia”, relembra.

Coincidentemente o casal que fez a venda da casa sobre rodas trabalha num Camping na Ístria, e entre uma conversa e outra, acabaram por convidar a aposentada e sua companheira de loucuras, Patrícia Bazo, para trabalhar durante a temporada de verão.

“Convite aceito, despachamos a Nina, nome de nossa scooter, e fomos dirigindo o Gipsy, ou seja, o nosso motorhome, até aquele que seria nosso endereço pelos próximos 5 meses. Foi uma viagem de cerca de 500 km”, detalha a campista.

No local, a dupla que passou todo o verão trabalhando na administração de 30 casas móveis, viveu mais da metade do tempo exclusivamente no motorhome.

Estrutura dos campings no exterior

Solange conta que principalmente na região onde estavam o mais comum é encontrar campings com estrutura para motorhomes, visto que os turistas vêm da Alemanha, Holanda, República Checa e Polônia, entre outros países, chegando a viajar 1.500 km para chegar ao destino.

“Por aqui existem campings gigantes, com estrutura excelente para 8 ou 10 mil pessoas. No local onde trabalhamos, por exemplo, a capacidade é de 8.500 turistas, que podem usufruir de 5 piscinas grandes, supermercado, peixaria, padarias, casa de massagem, mini golf, campos de futebol, quadras de basquete, vôlei, tênis, além de vários restaurantes. Tudo isso com a disponibilidade de água, luz e Wi-Fi em toda extensão da propriedade”, acrescenta a aventureira que considera ter vivido uma experiência incrível, pela dimensão do lugar.

Nova parceira de aventura

As próximas aventuras serão vividas a partir de agora, também na companhia de Sibelle Juvella, irmã de Solange, que se juntou a dupla no final da viagem e, como aventureira e campista que é, fez sua quarentena obrigatória em um camping e retornou para split com a dupla, dividindo a pilotagem da Nina com a Patrícia.

Nos planos para o futuro da brasileira está o lançamento do seu e-book sobre a viagem pela Croácia e o retorno ao camping da Ístria, uma vez que já foi confirmado o convite, para mais uma temporada de trabalho. “Depois, quem sabe, e se a Covid permitir, vamos cumprir o plano anterior de passear por alguns países”, finaliza.


Acompanhe mais histórias como essa no grupo #PartiuAcampar. Acesse aqui para participar!

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.




Comentários