A atividade física personalizada em um espaço acolhedor

A população vem demonstrando ao longo dos anos uma preocupação crescente com a própria saúde. Além da realização de consultas médicas, exames clínicos e da opção pela alimentação equilibrada, tem aumentado o número de praticantes de atividades físicas que desejam uma vida mais saudável. E para isso existem espaços especializados em auxiliar quem deseja realizar exercícios físicos com orientação profissional. Em Porto Alegre, um desses ambientes é o Centro Integrado de Medicina do Exercício (CIME). 

O CIME é um centro de exercícios que tem como objetivo proporcionar saúde e qualidade de vida por meio de programas de exercícios personalizados. “Nossa proposta disponibiliza para os alunos reabilitação cardíaca, reabilitação e condicionamento físico, treinamento funcional para a terceira idade e programa de redução de peso”, explica a educadora física e sócia do CIME, Ester Rei de Oliveira. 

Os programas de exercício são personalizados e elaborados a partir das necessidades específicas de cada pessoa, que são identificadas nas avaliações iniciais realizadas por um médico e um educador físico. A proposta do CIME vai além da realização de atividade física, como ocorre nas academias. “Antes de nosso aluno iniciar o treino sempre verificamos pressão arterial, freqüência cardíaca e oxigenação para saber se ele está com as condições adequadas de saúde para a prática de atividades físicas. Depois ele tem a sua disposição um professor que irá orientá-lo o tempo todo na prática dos exercícios”, explica a educadora física e sócia do CIME, Tânia Theves.  

Existem várias evidências mostrando que o exercício físico regular é muito benéfico para a saúde, além de proporcionar a sensação de bem-estar, melhorar a autoestima, reduzir os sintomas depressivos e proporcionar benefícios ao organismo.

Muitas pessoas que procuram o CIME apresentam fator de risco ou algum problema cardíaco em que a prática de atividade física especializada é recomendada para a melhoria da saúde. Existem também aqueles que têm algum grau de obesidade e através da prática de exercícios almejam uma mudança de vida que vai além da perda de peso. 

Devido a uma arritmia cardíaca Luizita Moraes foi orientada por seu cardiologista a realizar regularmente exercícios físicos com acompanhamento de profissionais da saúde. “Isso aconteceu no ano de1985. Comecei a freqüentar o CIME e nunca mais parei. Além dos benefícios que tive com a reabilitação, esse ambiente me proporciona socializar com muitas pessoas. Tenho vários amigos aqui”, destaca. Jussara Santos tem a mesma opinião que Luizita. “Além do acompanhamento e da atenção que recebo dos educadores físicos durante os exercícios, aqui eu me sinto em casa, pois o ambiente é acolhedor e familiar”, disse Jussara.    

Para saber mais sobre os programas de exercícios personalizados do CIME clique aqui!

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários