
A cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, preserva no centro da cidade, o prédio que foi sede de sua primeira estação ferroviária, inaugurada em 1874, juntamente com a estrada de ferro que ligava Porto Alegre a São Leopoldo. A obra construída nas terras da antiga Fazenda Gravataí, fez com que em seu entorno surgisse um condomínio de veraneio, batizado mais tarde de Capão das Canoas.
O tempo passou. O povoado cresceu. E, com o progresso veio a necessidade da criação de uma nova estação férrea, reivindicada pelo movimento Pró-Melhoramentos. O anseio do grupo, atendido em 1934, entregou para a população canoense a construção projetada pelo arquiteto Fioravante Milanez.
A emancipação do município que hoje é um dos maiores da região metropolitana, de Gravataí, se deu em 1939, mas a desativação da antiga estação foi efetivada aproximadamente 30 anos depois. A recuperação do prédio realizada em 1983 pela Trensurb S/A e cedência do local à administração pública por parte da empresa, fez com que o mesmo se tornasse sede da Fundação Cultural de Canoas até o tombamento como patrimônio histórico em 14 de abril de 2010.
No casarão que já testemunhou tantas chegadas e partidas, hoje são realizados encontros culturais, apresentações e exposições.
Confira mais sobre este lugar repleto de histórias através dos registros fotográficos que o #PartiuAcampar fez para você!

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.
Comentários
Postar um comentário
Deixa aqui também suas Idéias: