Pular para o conteúdo principal

Curiosidades da estrada: o que é o Paralelo 28º Sul?

Fotos: Márcio Álvares

Se você já passou pela GRP-010, no trecho entre a região central de Garopaba e a Praia do Siriú em Santa Catarina, já deve ter se perguntado o que significa essa placa. A sinalização localizada no bairro Areia do Macacú que indica a passagem do Paralelo 28º Sul, linha imaginária traçada para definir cartograficamente os diferentes pontos do planeta terra e a diversidade de paisagens ligadas a fatores humanos e geográficos. Os paralelos e meridianos não são um determinante, mas faz sentido usá-los na geografia para compreender a origem das coordenadas que invisivelmente delimitam o globo terrestre.

 


Sobre a descoberta

De acordo com a Prefeitura Municipal de Garopaba, a descoberta é fruto das novas possibilidades estudadas por João Henrique Quoos, professor de Geociências do Instituto Federal de Santa Catarina, em seu doutorado sobre Geoturismo na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

A ideia de sinalizar o local com a proposta do educador partiu do Coletivo TaiáTerra, Bambutiá e Vento Sul Topografia, que contaram com o auxílio de lideranças da comunidade para obter a autorização de instalação da placa de referência. Uma faixa branca pintada sobre a via também foi adicionada ao trecho, assim todos que por lá passam podem se apropriar desta descoberta. 


Gostou desta curiosidade geográfica que o #PartiuAcampar trouxe para você? Faça parte do grupo exclusivo do Facebook e tenha acesso a conteúdos como este, sempre em primeira mão. Clique aqui!

Conheça a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

 






Comentários

  1. Agora partiu acampar no kitnet das dunas no booking
    Nas imediações do paralelo 28.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixa aqui também suas Idéias:

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori