O Guaíba e a polêmica de ser lago ou rio

 

O pôr do sol às margens do Guaíba é uma das paisagens do Rio Grande do Sul que já encantou turistas não só do Brasil, mas de todo o mundo, por suas belezas naturais.

Mas afinal, o Guaíba é um lago ou rio? A busca pela resposta desta questão já virou tema de estudos, onde alguns pesquisadores defendem a segunda denominação, que é também a mais utilizada popularmente, enquanto outros alegam que erros históricos levaram a este equivoco.

No estado, a classificação oficial adotada das águas que banham as cidades de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Viamão, Barra do Ribeiro e Guaíba, são de lago.

O que todo gaúcho tem certeza é de que independentemente do nome, esta é uma riqueza natural que todo final de tarde brinda seus expectadores com uma beleza sem par.

Funções sociais

O lago possui também importância ambiental, econômica e histórico-cultural para a região, pelos múltiplos usos das suas águas, como abastecimento hídrico, diluição de líquidos residuais, como esgotos, recreação, pesca e navegação, tanto de cargas, como de transporte público.

A dona do clique

Maris Strege é uma fotografa guaibense que além de muito talento, possui uma vista privilegiada do Lago Guaíba, de onde tira inspiração para registros fantásticos deste pôr de sol que é um presente da natureza.

Confira mais sobre o trabalho desta artista clicando aqui!

Conheça a Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pelos profissionais que dão suporte a este projeto.
Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.


Comentários