Você sabe o que fazer em caso de picada de animal peçonhento?

Aranhas, cobras e escorpiões são convidados indesejados que podem surgir de repente e colocar em risco sua aventura, seja ela numa trilha, acampamento selvagem ou no camping tradicional. Moradores de locais quentes e úmidos, regiões de matas fechadas, caminhos rurais e áreas com lixo acumulado, os animais peçonhentos podem trazer grandes riscos a saúde humano através de seu veneno.

Pensando em formas de prevenção e dicas de como proceder em caso de picada, o #PartiuAcampar listou algumas informações que todo campista e aventureiro precisa saber para sobreviver a um possível ataque.

Todas as aranhas possuem veneno!

Embora as espécies mais conhecidas por serem nocivas a saúde sejam as aranhas marrons, viúvas negras, armadeiras, de jardim, caranguejeiras ou tarântulas, o que poucas pessoas sabem, é que todas elas possuem veneno, independentemente de apresentarem risco vital ou não.

Para saber se o animal é venenoso, basta observar a vítima após o ataque. Na hora, a dor costuma ser fraca, despercebida, mas entre 12 e 24 horas, o quadro pode evoluir para um sofrimento maior, com inchaço no local, manchas, bolhas e morte das células (necrose). É provável que neste estágio, a pessoa infectada passe a sentir náuseas e mal estar geral. Na apresentação de um ou mais destes sintomas, o médico deve ser procurado imediatamente.

Como prevenir?

A melhor medida para evitar a picada deste animal é manter a área do acampamento limpa, evitando montar a estrutura da barraca próxima de terrenos baldios e locais com lixo acumulado.

Se for picado por cobra lave imediatamente o local!

A primeira providência a ser tomada em caso de picada de cobra é a de lavar imediatamente a região com água e sabão ou soro fisiológico. Chame socorro ou se não houver serviço de resgate nas proximidades do local, leve a pessoa até o médico o mais rápido possível, mantendo-a deitada e hidratada, com pequenos goles de água, enquanto aguarda pelo atendimento emergencial. É imprescindível, que na medida do possível, a vítima do animal seja mantida calma, pois quanto mais agitada ela estiver, maior será a velocidade de entrada do veneno na corrente sanguínea.

Evite locais onde as serpentes gostam de se abrigar

Cobras buscam abrigo em locais quentes, escuros e úmidos, por esta razão, antes de montar seu acampamento, trate de retirar da área gravetos, folhas mortas e cascas de árvores. Evite também armar à barraca, próximo as pedras, pois elas são o habitat preferido de muitas espécies.

Evite andar descalço e cuide onde põe as mãos

Vermelhidão, inchaço e dor no local, são sintomas que surgem em uma região, logo após a picada por um escorpião, no entanto, algumas pessoas podem sofrer enjôo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares, falta de ar, batimentos cardíacos acelerados ou fracos e queda da pressão.

O ataque do animal é venenoso e pode causar a morte da vítima, por isto é necessário lavar, imediatamente, a região afetada com água e sabão, mantendo o local voltado para cima e a pessoa hidratada, enquanto se busca o atendimento médico emergencial.

Em hipótese alguma, a região atacada pelo escorpião, seja ele amarelo, marrom, amarelo do nordeste ou preto da Amazônia, deve ser cortada, furada ou apertada.

Dicas simples e eficientes para evitar o ataque de escorpiões

De hábitos noturnos, os escorpiões costumam viver em locais propícios para o surgimento de insetos, como baratas, que são seu principal alimento. Portanto, mais importante do que escolher a área para montar o acampamento, é mantê-la limpa, de modo que, não atraia a presença destes animais.

Evite o acumulo de folhas secas, lixo, troncos podres e entulhos próximos a barraca. Não deixe roupas e cobertas no chão, sempre verifique cuidadosamente os sapatos antes de calçá-los nos pés e nunca coloque as mãos sem a proteção de luvas em buracos no chão ou em pedras.

Conheça também a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pelos profissionais que dão suporte a este projeto.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.


Comentários