Turistando com o #PartiuAcampar – um lago salvador

O Lago Negro, um dos pontos turísticos mais atrativos da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, traz consigo uma história muito peculiar. Era 1942, quando um trágico incêndio atingiu a floresta do município distante 103 km da capital gaúcha, na área chamada de Vale do Bom Retiro, devastando-a. Na busca de alternativas para conter o fogo, moradores abriram uma fenda no chão, encontrando uma vertente, que tempos depois daria origem ao lago artificial.

Em 1953, Leopoldo Rosenfeldt, uma das primeiras pessoas a enxergar o potencial de turismo do local, importou mudas de árvores da região da Floresta Negra, na Alemanha, seu país de origem, para embelezar o terreno devastada. A ação do morador, não apenas devolveu a beleza da região atingida pela queimada, como deu origem a um dos espaços mais visitados por turistas do mundo todo.

Um lago negro de águas turvas

A área total do parque é de 89.336m² de muito verde e belezas naturais, enquanto o Lago Negro possui um perímetro de 17.470m² e apesar do seu nome, é formado por águas turvas. Tonalidade resultante do processo de decomposição de dejetos da natureza, como galhos, folhas e troncos de árvores, submersos em seus 14 metros de profundidade.

A visitação do local é aberta ao público diariamente e de forma gratuita, possibilitando a realização de caminhadas e corridas por toda a sua margem, entre o verde da floresta e o encanto de hortênsias e azaléias, que são as flores características da região. No trajeto há também uma pequena gruta com a imagem de Nossa Senhora, onde os turistas mais devotos podem fazer suas preces.

No seu entorno é possível contar com serviços de bar, restaurante e loja de conveniências, além dos tradicionais passeios de pedalinhos ou de carrinhos elétricos. Todas estas atividades, porém, encontram-se suspensas durante a pandemia, causada pelo novo coronavírus, em cumprimento aos decretos municipais e estaduais.

Mesmo assim, Gramado, segue sendo um excelente destino, que vale muito a pena visitar quando tudo isto passar. E, vai passar!

Conheça o Lago Negro através destas imagens:

Conheça também a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pelos profissionais que dão suporte a este projeto.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.


Comentários