No Dia do Psicólogo celebre a vida de quem trabalha para cuidar das suas emoções

 


O desejo de estudar o comportamento humano para auxiliar pessoas a lidarem com seus sentimentos, traumas e crises, faz com que a psicóloga Silvia Rodrigues, dedique sua vida ao aprendizado constante desta profissão de extrema importância e de grande responsabilidade perante a sociedade.

A data de 27 de agosto, escolhida no Brasil, para a comemoração do Dia do Psicólogo, é para a bacharela na área, um momento de reflexão sobre sua missão profissional, junto a homens e mulheres que necessitam de auxílio para superar relacionamentos fracassados e casais que por amor, buscam formas de se adaptar ao universo um do outro.

O complexo trabalho de tratar feridas emocionais, que embora invisíveis aos olhos, são chagas abertas na alma de quem as sentem, provocando confusão no coração e na mente, que impendem a superação e vivência de novos e melhores ciclos, é um processo lento e delicado, que funciona no tempo de cada paciente.

Para entender melhor o mundo pessoal e existencial que o terapeuta mergulha durante seus atendimentos individuais, conheça um pouco da rotina de terapias realizadas pela psicóloga através desta sessão de perguntas e respostas:

Qual a importância do psicólogo na vida das pessoas que sofrem com feridas emocionais?

Silvia - Assim como cuidamos do nosso corpo todos os dias ao escovar os dentes e tomar banho, entre outras atividades de higiene pessoal, é importante dedicarmos também os mesmos cuidados a nossa saúde emocional. No decorrer da vida muitas vezes passamos por momentos de dificuldades, por sofrimentos, como o luto, o fim de um relacionamento, ou tantos outros traumas como abusos e violências, o que torna necessário a buscar ajuda profissional de um psicólogo. Sozinhos, nem sempre conseguimos lidar com essas situações, principalmente quando a dor é tão intensa a ponto de afetar a vida em aspectos acadêmicos, profissionais, familiares e sociais. Sempre que isto acontece uma luz vermelha se acende: é o momento de procurar auxílio psicológico especializado.

A melhor forma de tratar uma ferida emocional é buscar por um profissional que entenda como descobrir as causas destas dores e ajude o paciente a encontrar a melhor maneira de lidar com elas.

Um psicólogo é a pessoa mais apta a ajudar a entender o problema, pois só ele é capaz, através de seus conhecimentos técnicos, de trazer uma nova perspectiva para o assunto e evitar que ele comprometa a qualidade de vida do indivíduo.

- Como o profissional trabalha para que o paciente obtenha a cura durante o processo?

Silvia - Essa é uma pergunta bastante individual, pois vai depender muito de cada profissional, e de sua abordagem, assim como está totalmente ligada ao tipo de trauma que o paciente trás. No meu dia a dia, atuo com a terapia cognitiva comportamental, que vai trabalhar com o paciente os pensamentos, emoções e crenças que essa pessoa tem sobre si mesma, sobre o futuro e sobre as pessoas. Dentro deste contexto, existem vários treinos clínicos que ajudam o paciente a percorrer por esse caminho de descoberta de si mesmo.

- Quais as principais queixas de quem procura este tipo específico de terapia?

Silvia - Trabalho bastante com o nicho de relacionamento amoroso, onde as queixas são muitas, mas as principais delas estão sempre relacionadas ao fim de relacionamento, divórcios, dificuldades na relação, relacionamentos abusivos, depressão e ansiedade.  

- Houve um aumento de procura durante a pandemia?

Silvia - Sim, as pessoas têm procurado mais por terapia neste período, por não conseguirem lidar com esse momento de insegurança.

- Qual a principal queixa que elas trazem?

Silvia - Insegurança, medo do futuro, depressão e ansiedade.

- Qual o teu sentimento nesta data, quando se comemora o Dia do Psicólogo, por poder trabalhar ajudando pessoas a superarem relações mal resolvidas?

Silvia - São muitos os sentimentos! De gratidão em primeiro lugar pela oportunidade de trabalhar nesta área que amo. Por ter o privilégio de ajudar as pessoas a serem melhores, a se redescobrirem, reencontrarem suas forças e assim despertarem novamente para a vida, superando seus traumas e seguindo em frente. Também me sinto orgulhosa por ter escolhido a Psicologia, por ter enfrentado os meus próprios medos e ter superado todas as dificuldades até a graduação. Me sinto muito feliz e realizada, pois tenho certeza que tomei a decisão certa.

Quer conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por esta super profissional? Siga o perfil @psicologasilviarodrigues no Instagram ou faça contato através do e-mail psicoterapeutasilvia@gmail.com e também pelo WhatsApp (11) 95070-2476.

Confira como acontecem os atendimentos no divã virtual da psicóloga Silvia Rodrigues, clicando aqui!

Conheça também a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pelos profissionais que dão suporte a este projeto.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários