Pular para o conteúdo principal

No Dia do Psicólogo celebre a vida de quem trabalha para cuidar das suas emoções

 


O desejo de estudar o comportamento humano para auxiliar pessoas a lidarem com seus sentimentos, traumas e crises, faz com que a psicóloga Silvia Rodrigues, dedique sua vida ao aprendizado constante desta profissão de extrema importância e de grande responsabilidade perante a sociedade.

A data de 27 de agosto, escolhida no Brasil, para a comemoração do Dia do Psicólogo, é para a bacharela na área, um momento de reflexão sobre sua missão profissional, junto a homens e mulheres que necessitam de auxílio para superar relacionamentos fracassados e casais que por amor, buscam formas de se adaptar ao universo um do outro.

O complexo trabalho de tratar feridas emocionais, que embora invisíveis aos olhos, são chagas abertas na alma de quem as sentem, provocando confusão no coração e na mente, que impendem a superação e vivência de novos e melhores ciclos, é um processo lento e delicado, que funciona no tempo de cada paciente.

Para entender melhor o mundo pessoal e existencial que o terapeuta mergulha durante seus atendimentos individuais, conheça um pouco da rotina de terapias realizadas pela psicóloga através desta sessão de perguntas e respostas:

Qual a importância do psicólogo na vida das pessoas que sofrem com feridas emocionais?

Silvia - Assim como cuidamos do nosso corpo todos os dias ao escovar os dentes e tomar banho, entre outras atividades de higiene pessoal, é importante dedicarmos também os mesmos cuidados a nossa saúde emocional. No decorrer da vida muitas vezes passamos por momentos de dificuldades, por sofrimentos, como o luto, o fim de um relacionamento, ou tantos outros traumas como abusos e violências, o que torna necessário a buscar ajuda profissional de um psicólogo. Sozinhos, nem sempre conseguimos lidar com essas situações, principalmente quando a dor é tão intensa a ponto de afetar a vida em aspectos acadêmicos, profissionais, familiares e sociais. Sempre que isto acontece uma luz vermelha se acende: é o momento de procurar auxílio psicológico especializado.

A melhor forma de tratar uma ferida emocional é buscar por um profissional que entenda como descobrir as causas destas dores e ajude o paciente a encontrar a melhor maneira de lidar com elas.

Um psicólogo é a pessoa mais apta a ajudar a entender o problema, pois só ele é capaz, através de seus conhecimentos técnicos, de trazer uma nova perspectiva para o assunto e evitar que ele comprometa a qualidade de vida do indivíduo.

- Como o profissional trabalha para que o paciente obtenha a cura durante o processo?

Silvia - Essa é uma pergunta bastante individual, pois vai depender muito de cada profissional, e de sua abordagem, assim como está totalmente ligada ao tipo de trauma que o paciente trás. No meu dia a dia, atuo com a terapia cognitiva comportamental, que vai trabalhar com o paciente os pensamentos, emoções e crenças que essa pessoa tem sobre si mesma, sobre o futuro e sobre as pessoas. Dentro deste contexto, existem vários treinos clínicos que ajudam o paciente a percorrer por esse caminho de descoberta de si mesmo.

- Quais as principais queixas de quem procura este tipo específico de terapia?

Silvia - Trabalho bastante com o nicho de relacionamento amoroso, onde as queixas são muitas, mas as principais delas estão sempre relacionadas ao fim de relacionamento, divórcios, dificuldades na relação, relacionamentos abusivos, depressão e ansiedade.  

- Houve um aumento de procura durante a pandemia?

Silvia - Sim, as pessoas têm procurado mais por terapia neste período, por não conseguirem lidar com esse momento de insegurança.

- Qual a principal queixa que elas trazem?

Silvia - Insegurança, medo do futuro, depressão e ansiedade.

- Qual o teu sentimento nesta data, quando se comemora o Dia do Psicólogo, por poder trabalhar ajudando pessoas a superarem relações mal resolvidas?

Silvia - São muitos os sentimentos! De gratidão em primeiro lugar pela oportunidade de trabalhar nesta área que amo. Por ter o privilégio de ajudar as pessoas a serem melhores, a se redescobrirem, reencontrarem suas forças e assim despertarem novamente para a vida, superando seus traumas e seguindo em frente. Também me sinto orgulhosa por ter escolhido a Psicologia, por ter enfrentado os meus próprios medos e ter superado todas as dificuldades até a graduação. Me sinto muito feliz e realizada, pois tenho certeza que tomei a decisão certa.

Quer conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por esta super profissional? Siga o perfil @psicologasilviarodrigues no Instagram ou faça contato através do e-mail psicoterapeutasilvia@gmail.com e também pelo WhatsApp (11) 95070-2476.

Confira como acontecem os atendimentos no divã virtual da psicóloga Silvia Rodrigues, clicando aqui!

Conheça também a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pelos profissionais que dão suporte a este projeto.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori