Pular para o conteúdo principal

Cerimônias intimistas marcam união de casais durante a quarentena


Cerimônias intimistas marcam união de casais durante a quarentena
Foto: Eric Rocha Photo e Film

As celebrações de casamento propostas pela celebrante Grazi Nunes têm sido a aposta de noivos da capital, Porto Alegre, e região metropolitana do Rio Grande do Sul, que para não deixar o tão esperado ‘sim’ para depois, buscam nas cerimônias intimistas a alternativa para a concretização da sua união, diante das restrições impostas pela pandemia mundial.

A cada projeto, a profissional formada no curso de Celebrantes de Casamento HV7, tem a missão de conduzir o enlace entre duas pessoas, de forma personalizada e afetiva. “Recebo e abraço a história de vida dos casais com muito amor e carinho, pois tenho a missão de colocar no papel o sentimento a ser comemorado no dia do casamento ou renovação de votos, sempre celebrando a existência”, acrescenta Grazi, que é habilitada a realizar celebrações com efeito civil pela HV7 Cerimonial e Treinamentos.

O novo normal nas cerimônias matrimoniais

De acordo com a vigência de decretos de cada município, os cerimoniais de matrimônio devem atender os protocolos estabelecidos, com uso de máscara e álcool gel, atenção ao distanciamento exigido, ter sua realização ao ar livre e contar com a presença de até 10 pessoas.

“O mais provável é que estes eventos sigam acontecendo conforme as diretrizes estabelecidas pela Europa, das quais busco estar sempre informada. Em São Paulo, por exemplo, já houve liberação do governo estadual para o reinício dos eventos sociais e corporativos, mediante programação gradativa” explica Grazi, que tem habilitação para executar celebrações tanto no Brasil, como no exterior (destination wedding).

Formato de celebrações


Imagem: @producoesmaxime, @jureisfotografia, @terrenunes

Entre os formatos de celebrações ofertados aos clientes destacam-se o Elopement Wedding, ou seja, casamento a dois, ou ‘em fuga’, onde participam somente o casal e a equipe de profissionais, o Home wedding, que tem a proposta de um Petit Comité, com a presença de 5 a 10 pessoas, de acordo com o tamanho do espaço e distanciamento exigido. E, o Mini wedding, que propõe casamentos mais intimistas, com número reduzido de convites, que estaria relacionado, em tempos de normalidade, ao comparecimento de até 30 convidados.  Formato, geralmente, procurado, por noivos com famílias pequenas ou círculo de amizades fechado.

“As cerimônias intimistas são realizadas de forma afetiva e emocionante pelos noivos com a participação de poucos familiares e amigos, DJ e os profissionais responsáveis pelo cerimonial e captura de foto e vídeo”, salienta a celebrante.  

Entre os públicos que optam por este formado para a concretização de suas uniões estão casais que desejam realizar o sonho do casamento e da renovação de votos, pessoas que vivem uma segunda relação matrimonial, ou que, não são praticantes de nenhuma cultura religiosa. Há também aqueles que buscam por uma celebração personalizada de acordo com suas vivencias e crenças, que buscam viver neste momento mais um capítulo na história de cumplicidade da vida a dois.

“Alguns dos recém casados, que optam pelo Elopement neste momento, planejam uma grande festa para 2021. Para outros, esta é a celebração que condiz com as características familiares e de personalidade do casal”, destaca a profissional, sobre o formato com o qual vem trabalhando.

Ritos e cerimônias

Existem várias propostas de ritos e cerimônias para selar a união de um casal. Conheça algumas delas:

Cerimônia do Bonsai – por ser uma planta que requer uma base firme para crescer, sua escolha para o ritual representa o desejo do casal de que a relação cresça linda e forte. Para simbolizar esta vontade, ambos colocam terra em um vaso para o plantio da árvore, enquanto ouvem o discurso da celebrante;

Cerimônia das Areias – neste ritual o vaso vazio significa a vida do casal após o enlace. O despejar conjunto das areias com as cores escolhidas no recipiente sinaliza a entrega da nova família a este compromisso;

Cerimônia do Vinho – para simbolizar a mistura das vidas dos noivos em uma só, o rito da junção dos vinhos tinto, representando o homem, e branco, a mulher, que resulta num líquido rosado, remete a concretização da união indissolúvel dos dois.

Cerimônia Bilhetes dos Padrinhos – a homenagem das testemunhas do casamento feitas através de cartas ao novo casal, acomodadas em um baú, para leitura um ano após a data, como forma de relembrar o significado do amor entre eles;

Cerimônia das Velas – busca significar a luz e a união, através de três velas de tamanhos diferentes, duas delas representando as famílias dos noivos e a história que cada um viveu, desde o seu nascimento, e a terceira, a nova vida que ambos começam a trilhar juntos;

Cerimônia da Purificação – baseada na cultura Celta, esta consagração tem como base o amor e escolha do casal. Nesta tradição, independente de religião ou religiosidade, as mãos dos noivos são lavadas com água e sal. O primeiro símbolo representa a transparência da conexão entre Deus e o homem, enquanto o segundo age como um catalisador da negatividade.

Entenda o papel deste profissional

O celebrante social é um novo conceito de profissional que realiza a celebração de casamento de forma personalizada com muita empatia, vivenciando a realização deste sonho junto com os noivos. Por isto, é importante que a escolha do especialista, seja feita por ambos, para que exista uma maior sintonia entre todos os envolvidos, uma vez que, ele será a ponte, entre o casal e seus convidados.

Contate a Celebrante

Para saber mais sobre o trabalho da celebrante Grazi Nunes ou planejar o formato de celebração ideal para seu enlace faça contato pelo WhatsApp (51) 99937-9677, ou envie mensagem pelas redes sociais Facebook e Instagram, onde é possível também, conhecer um pouco mais, sobre as cerimônias já realizadas pela profissional.

Conheça também a página Jornal de Ideias Comunicação Digital e confira de perto todo o trabalho realizado pelos profissionais que dão suporte a este projeto.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori