Pular para o conteúdo principal

Dez dicas para criar gosto pela leitura!

Escritora conta como esse hábito pode ser benéfico para crianças e adultos



Uma pesquisa realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) por encomenda do Instituto Pró-Livro no ano passado apontou que 44% dos brasileiros não possuem o costume de ler. E os que visitam as livrarias contabilizam quatro obras anualmente, com o término da leitura apenas de duas. E por que esses números são tão baixos?

A escritora Soraya Abuchaim, especializada em livros de terror e suspense, acredita que não haja investimentos culturais e estímulos corretos. “Faltam incentivos. Creio que incluir livros mais atuais mesclados aos clássicos no currículo escolar seria uma saída, mas também há a necessidade do País ter mais instituições de ensino. E isso vira uma bola de neve”.

As crianças trazem os reflexos do que os adultos emitem

Ela ressalta que as crianças crescem em um ambiente onde ler parece coisa de outro mundo. E mesmo que a internet seja uma inovação que veio para ficar, é necessário saber como explorar cada um dos formatos.

“Eu mesma sou apaixonada pela leitura digital, entretanto, não abro mão de ter os meus livros físicos na estante. O autor precisa ter essa questão em mente e trabalhar em todas as plataformas. Não acho que os livros ‘de papel’ irão acabar como alguns dizem, porque há público para eles. Mas seja digital ou físico, o importante é ler”, salienta.

A escritora destaca que quem lê se torna uma pessoa mais agradável, consegue conversar sobre mais assuntos e não tem tempo para coisas que não agreguem. “O leitor se torna menos irritável e leva a vida de uma maneira mais leve. Isso sem citarmos as questões culturais e intelectuais. Só consigo ver vantagens na leitura”, finaliza.

Como conseguir adquirir o hábito da leitura?

Soraya Abuchaim indica 10 passos para que os livros façam parte do cotidiano das pessoas, independentemente de serem adultos ou crianças!

1. Comece lendo o que gosta, busque estilos que te agradem;
2. Procure grupos de leitura para compartilhar as ideias;
3. Livros mais finos são boa opção;
4. Reserve um tempo na rotina para ler;
5. Procure ler sentado, para não ter sono;
6. Leia para seu filho e incentive a leitura em sua casa, mesmo que não seja costume;
7. Não force uma leitura que não agrada. Não é pecado abandonar um livro;
8. Uma boa dica para quem está começando é ler livros que foram adaptados para o cinema e fazer comparações;
9. Não transforme a leitura em obrigação. Entenda como uma fuga e da rotina e lazer;

10. Aproveite para ler e ter um tempo só para si.

CLIQUE AQUI para curtir a Fanpage e acompanhar todas as notícias e novidades.


Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori