Pular para o conteúdo principal

Inverno também é tempo de prevenção contra o câncer de pele


O verão costuma ser a época do ano em que as pessoas dedicam um pouco mais de tempo para os cuidados com a cútis, pela alta temperatura e o excesso de exposição ao sol.
Desmistificando esta questão, o Instituto Melanoma Brasil, alerta para a importância da proteção contra os raios solares também nas estações frias.
O câncer de pele lidera o ranking da doença no Brasil, deixando para trás os outros 17 tipos de tumores, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O melanoma, um tipo de câncer de pele originado nos melanócitos – células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da pele, representa apenas 5% das neoplasias malignas da epiderme, mas é o de maior gravidade e mortalidade devido a sua alta chance de produzir metástases – quando as células tumorais comprometem outros órgãos tais como fígado, pulmões e cérebro.
Segundo o INCA em 2016, a estimativa de novos casos de melanoma foi de 5.670, sendo 3.000 em homens e 2.670 em mulheres.
 “O melanoma avançado é responsável por mais de 1,5 mil mortes por ano no Brasil. Esse número é muito alto para uma doença com chances de cura superiores a 90% se diagnosticada nas suas fases mais iniciais“, explica Dr. Elimar Gomes, dermatologista, presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma e membro do Comitê Científico do Instituto Melanoma Brasil. 

Uma das formas de facilitar o diagnóstico precoce do melanoma é realizar mensalmente o auto exame da pele, seguindo a regra ABCDE para avaliar a aparência das pintas: 

A. Assimetria: a metade da pinta não “casa” com a outra metade; 
B. Bordas irregulares: as pintas são dentadas, chanfradas, com sulcos; 
C. Cores: a coloração não é a mesma em toda a pinta, há diferentes tons de marrom, preto e, às vezes, azul, vermelho ou branco; 
D. Diâmetro: a pinta é maior do que 5 mm (0,5 cm); 
E. Evolução: mudanças da aparência ou crescimento rápido de uma pinta.

Ainda de acordo com o médico, a exposição excessiva à radiação ultravioleta é um fator de risco muito importante para o desenvolvimento da doença e a prevenção é fundamental durante o ano inteiro, inclusive nos dias frios. “Durante o inverno os raios ultravioletas podem ser tão fortes e prejudiciais quanto no verão. O Brasil é considerado um dos países com maior insolação do mundo em virtude de sua localização geográfica”, finaliza.

Confira as dicas de fotoproteção e prevenção recomendadas pelo especialista para serem aplicadas durante todo o ano:

- Evite a exposição solar das 10h às 16h.
- Aplique o protetor solar todos os dias, independentemente do clima.
-Use produtos com proteção contra radiação UVA e UVB e que tenha fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Faça aplicações a cada duas horas se estiver na piscina ou em atividades ao ar livre.
- Na praia ou nas atividades ao ar livre, passe uma camada generosa de protetor solar. É importante aplicar o produto cerca de 15 minutos antes de sair de casa.
- Reaplique o protetor solar a cada três horas. Caso tenha transpirado ou entrado em contato com água, reaplique o produto, mas sempre com o corpo seco.
- Na praia e nas atividades ao ar livre é recomendado o uso de chapéu, óculos escuros e camiseta.
- Faça o auto exame regular da pele. Fique atento a qualquer tipo de alteração.
- Consulte um dermatologista sempre que notar alguma alteração na pele ou pelo menos uma vez por ano para um exame completo.
- Siga hábitos saudáveis de vida, pratique atividades físicas regularmente e mantenha alimentação balanceada e rica em vitaminas.

CLIQUE AQUI para curtir a Fanpage e acompanhar todas as notícias e novidades.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori

Olhos bonitos

  Olhos bonitos. Olhos brilhantes. Teus olhos menino são dois diamantes. Um oceano a invadir meu mundo, Revelando emoções escondidas lá no fundo. Não se afaste, olhos bonitos! Fique comigo, olhos brilhantes! Me deixe provar que posso ser dona Destes olhos de diamante. Meus lábios tremem, Timidez me cala, Mas meu olhar te diz: "Olhos bonitos não vá!" Desfaça a mala, olhos bonitos. Fique por aqui, olhos brilhantes! Deixe minha quietude invadir teu espírito  - minha alma não sabe transar despedida. Ponha a mala no chão  E me tome em seus braços! Seja para mim como o diamante - olhos bonitos seja para sempre o meu amante! Meu anjo dos olhos bonitos. Meu anjo dos olhos brilhantes. Me deixe ser dona do azul dos olhos teus, Que mais parecem diamantes Quando mergulham nos meus. Olhos bonitos, olhos brilhantes, Teus olhos menino são dois diamantes. Barra do Ribeiro, 30 de outubro, de 2000. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho re

Como o vento...

  Ele é como o vento... Cavalgando através da minha nuvem, Sem perceber que me leva em sua garupa E que pelo céusozinho não está. Ele é como o vento... Que balança as folhas da minha árvore, Sem saber que elas existem Somente para que ele as possa agitar. Ele é como o vento... Açoitando as flores silvestres ao passar, permitindo com que eu sinta, mesmo distante, o seu caminhar. Ele é como o vento... Que apesar de sua total leveza, Sempre interfere nos rumos Do barqueiro solitário em alto mar. Ele é como o vento... Tomou meu coração para si, Sem saber que o fez, Sem saber que é o seu fôlego, que me dá vida. Ele é como o vento... E eu uma garotinha escrevendo seu nome Na aréia da praia com a ponta dos dedos Até que ele traga a onda do mar para apagar. Ele é como o vento... Enrolando-se em meus cabelos  E envolvendo-me por inteira, Sem que eu jamais o possa tocar. Ele é como o vento... Que se faz presente nas canções que me traz Ao ouvido em noites de luar - que imagino serem para mim, qu