Pular para o conteúdo principal

Colecionando ‘nãos’

O jornalismo me seduziu aos 15, num tempo em que tecnologia e oportunidades não ultrapassavam as porteiras da fazenda.
Cresci. Mudei. Estudei o que meu dinheiro podia pagar. Construí uma carreira.
Comprei meu carro. Conquistei minha casa. Nasci como mãe num final de tarde em novembro.
E pela primeira e única fez na vida, fui feliz com ela: a estabilidade.
O destino se fez cumprir, após uma reunião de trabalho. Larguei tudo e fui atrás do meu sonho.
A caminhada até a tão almejada formatura durou nove anos, alguns estágios, frilas remunerados e trabalhos só pela experiência.
Foi um tempo de aprendizado e esperança. Encontrei muitas pessoas bacanas que me ajudaram e incentivaram a seguir em frente.
Encontrei muitas portas abertas e por algumas só não pode ir além, pela falta do diploma. Então numa noite de fevereiro, vibrei na cadeira, quando ouvi meu nome.
Naquele momento me tornei quem sempre quis ser: jornalista.
O lado de cá da porta, porém não tem sido nada prazeroso.
Já pensei em desistir. Refiz meu currículo na área comercial, mas desisti da empreitada logo nos primeiros contatos.
Não nadei para morrer na praia, mas é tão difícil desistir da pós pela falta de grana para honrar os pagamentos, ver tantos cursos de aperfeiçoamento e não poder participar por estarem foram do orçamento.
Sem falar nos apertos do dia a dia. Em ter a carteira e os armários vazios. Na lista de coisas básicas que não podem ser compradas e a ideia de um pouco de luxo, há muito abandonada.
 Os ‘nãos’ por sua vez, coleciono aos milhares. As desculpas e os preconceitos mascarados, também enchem gavetas e o peito, por isto frequentemente choro.
Sim! Eu sou mãe. Meu filho é lindo, tem dez anos e nunca foi motivo ou desculpa, para que eu faltasse ou abandonasse um trabalho.
Não preciso que um entrevistador me pergunte como vou lidar com emprego e maternidade, pois isto sempre foi minha especialidade. É descabido também perguntar como vou organizar a logística como uma criança, quando precisar trabalhar a noite e finais de semana. Sou mulher de compromisso. Dentro e fora de empresa.
Eu estarei na hora e local marcados. De salto e maquiada. Pronta para desempenhar minha função com bom ânimo e disposição. Não importando o que me espera ‘depois da hora’.
Quando perguntam: ‘pretende ter mais filhos?’, não sei se devo ser sincera ou me desculpar por ser mulher e ter um útero.
Ah, e se quiserem saber o motivo pelo qual me formei ‘tão velha’, digam primeiro se há tempo e disposição para me ouvir, pois é grande a história.
A impossibilidade de participar de uma cobertura no final de semana é a pérola da noite e fará com que eu afunde a cabeça no travesseiro e chore até virar mais uma madrugada, assim que apagar as luzes. A prioridade é dar oportunidade aos estudantes. Preciso entender e tentar dormir com isto.
Quem mais está nesta topa dar um abraço e chorar junto? Esquece. Falta de estabilidade emocional é altamente prejudicial a qualquer currículo.
Vamos fingir que está tudo bem. Ser jornalista formado, num mercado onde as Leis favorecem o comércio de registros profissionais da categoria, é bom demais. #SQN.
Empreender também está ruim, pois vale a oferta do ‘mais barato’. Qualidade, conhecimento e experiência não entram na conta, afinal quem não tem nenhum trabalho comprovado, pode apresentar projetos feitos na faculdade. Vale a regra do mais em conta mesmo.
Qualquer um pode escrever texto. Qualquer um pode administrar as redes sociais da empresa. Fazer as fotos do evento.
E não esqueça que além de gostar de café, o bom jornalista, precisa ser um ótimo relações públicas, um excelente publicitário e o cara do designer gráfico, tudo pelo incrível salário de R$1.200,00, com vale transporte e refeitório – trás de casa e esquenta aqui – e ter habilitação na categoria B.
Será que é pedir muito querer um emprego de verdade onde eu possa colocar em prática todo o meu conhecimento e habilidades?
Deve ser.

CLIQUE AQUI para curtir a Fanpage e acompanhar todas as notícias e novidades.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori