Pular para o conteúdo principal

Estudantes da UERGS são condecorados pela ONU

Foto: Arquivo Pessoal




Alunos do curso Engenharia da Computação da UERGS de Guaíba foram condecorados pela ONU - Organização das Nações Unidades, pelo desenvolvimento de um aplicativo que otimiza o consumo de água potável em bebedouros públicos, durante a Campus Party Brasil 2017.

O projeto apresentado pelo grupo de estudantes se destacou entre os 51 inscritos, conquistando vaga entre os 20 finalistas da The Big Hackathon, maratona que aconteceu dentro da programação do evento com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas para os 17 temas propostos sobre desenvolvimento sustentável.

O aplicativo apresentado pelos futuros engenheiros de computação propõe assegurar a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos, funcionando como uma rede colaborativa, em que o sistema e seus usuários podem sinalizar locais onde há bebedouros públicos.

A ideia funciona com a coleta de água da chuva em pontos de ônibus, onde é tratada em filtro de barro para ficar apta ao consumo e indicada automaticamente no sistema que recebe atualização sobre o nível do reservatório.

Uma empresa paulistana, mentora da equipe durante a competição, é responsável pela captação das informações sobre o nível da água nos reservatórios.

“Este reconhecimento foi uma surpresa pra mim. Fui para o Campus Party para assistir palestras e adicionar conhecimento ao que estudo na UERGS, mas no meio do evento eu e meus colegas tomamos conhecimento do concurso e decidimos participar”, explica Rodrigo Schardong, de 19 anos, um dos estudantes do Campus Guaíba responsável pelo desenvolvimento desta ideia ao lado dos colegas Caio Belém, Fernanda Ferreira, Marcos Silva e Ulisses Maffazioli.

Morador de Porto Alegre o jovem destaca o comprometimento da equipe com a finalização e entrega do aplicativo ToComSede dentro do tempo proposto: “Não dormimos direito até a conclusão!”

Para o futuro engenheiro da computação o maior prêmio foi à rede de contatos e a visibilidade conquistada dentro do projeto:

“Fui responsável por passar a ideia para os jurados nas 3 apresentações que realizamos e em todas sempre tive a oportunidade de conhecer pessoas da área de marketing, departamento jurídico e representantes de empresas, que além de incentivar o projeto, colocaram-se a disposição”.



O evento

A Campus Party é um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital, realizado em São Paulo, entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, considerado como a maior experiência tecnológica do mundo digital.

CLIQUE AQUI para curtir a Fanpage e acompanhar todas as notícias e novidades.

Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori