Pular para o conteúdo principal

A arte de não dar apenas o peixe



No início de minha trajetória profissional no jornalismo tive o privilégio de acompanhar o trabalho do saudoso Dr. Carlos César de Albuberque, que após deixar o Ministério da Saúde, fora eleito prefeito de minha cidade natal, Barra do Ribeiro.
Naquele ano (2001), ainda muito longe de ingressar na faculdade, por conta da grande paixão e interesse pela área, conquistei meu primeiro emprego como auxiliar de redação, no único jornal impresso do município, onde acompanhar o chefe do executivo em sua agenda externa era uma de minhas tarefas.
Nestas andanças, além de aprender sobre política, me tornei amiga do médico, um homem de sorriso largo e boa oratória. Espírita convicto que sempre analisava uma situação por ambos os lados. Sei que ele não fez muito pela Barra, além de novas praças, que acredito não existirem mais, mas para iniciar e terminar a discussão, em mais de três décadas de vida, nunca vi nenhuma mudança. Entre governo. Sai governo. A cidade continua no buraco. Carlos César era meu amigo. Fim.
Uma frase dita por Albuquerque em um discurso tem se feito muito presente na minha vida e me sinto na obrigação de falar sobre ela, por isto, este texto:
“Não podemos apenas dar o peixe, é necessário ensinar a pescar.”
Vivemos num mundo conectado. Onde a inclusão digital se faz necessária para a comunicação e aprendizado da população. Embora hoje se fale em restrição do uso da internet, em meu ver, a humanidade chegou a um ponto, tanto de relações, como negócios on-line, em que é impossível voltar atrás.
O que tem me incomodado é o número de internautas pedintes. O avanço tecnológico foi tanto a ponto de informatizar os pedidos de ajuda? Peço desculpas a quem pensa diferente. É um direito meu e teu. Porém no meu tempo de menina, quem precisava de doações, fossem elas roupas ou alimentos, batiam a nossa porta. Pediam carona em ônibus para contar suas histórias aos passageiros, a fim de arrecadar alguns trocados. Hoje em dia os pedintes estão em grupos virtuais, contato suas desventuras em busca de auxílio das mais diversas formas. O ponto que quero chegar é de que, como uma pessoa que não R$10,00 para presentear sua filha na Páscoa com uma caixa de bombons, tem condições de manter um aparelho celular, que precisa ser android ou ter uma tecnologia bem superior aos antigos, que apenas fazem e recebem ligações, com conexão a internet?  
As pessoas reclamam da falta de emprego, da falta de roupas para o inverno, comida no armário, dinheiro para remédio, mas estão todas conectadas. Alguns mais espertos pedem doações em uma comunidade e revendem em outras. Qual é a mágica que faz faltar tudo menos conectividade? É uma questão de prioridade?
Vivemos num país livre e a internet está ai e é para todos, mas se eu não tenho onde morar, se meu filho não tem o que vestir e não tenho condições de presenteá-lo com uma simples barra de chocolate numa data comemorativa, telefone de última geração e créditos para acessar redes sociais, estarão nas últimas posições da minha lista de preferências.
É nosso dever ajudar ao outro, afinal somos todos irmãos, mas num tempo quem que estamos rodeados por aproveitadores, não só no nosso dia a dia, mas também no Planalto Central, precisamos analisar cada situação, antes de abrir nossas carteiras e armários.
Vamos sim, dar o peixe, principalmente quando nosso semelhante tem fome, mas vamos também ensinar a arte da pesca. Quem não teme o trabalho e busca não apenas doações e sim oportunidades estará aberto a aprender.

Quem quer mudar de vida vai à luta com as armas que tem. Vivemos tempos difíceis, onde na falta de oportunidades precisamos construí-las. O resto é coitadismo. O mesmo que se alimenta e alimenta o governo corrupto que temos no poder.

CLIQUE AQUI para curtir a Fanpage e acompanhar todas as notícias e novidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori