Pular para o conteúdo principal

Profissão: PAPAI NOEL



O aposentado Clóvis Augusto Cantoni de 79 anos tem uma missão muito importante durante as últimas semanas do ano: ser Papai Noel. De volta ao Rio Grande do Sul depois de trabalhar 35 anos na área de metalurgia em Belo Horizonte o aposentado recebeu o convite para ser o símbolo do Natal enquanto caminhava por uma das ruas da Capital. A barba branca que hoje ele deixa crescer a partir de todo mês de abril, foi uma das características que chamou atenção do olheiro.

No início da sua nova atividade profissional, Clóvis, se revezava em trabalhos realizados em empresas como Supermercado Nacional e Lojas Paquetá. A prática e o amor pelo que faz foram aumentando com o tempo. A afinidade com crianças e o bom relacionamento que sempre teve com elas auxiliou em seu desenvolvimento e aprendizado.

“Cada ano que passava fui me sentindo melhor para ser Papai Noel. Fui adquirindo mais experiência”, lembra o aposentado que desde 2007 tem ponto fixo no Shopping Total de Porto Alegre.

Durante entrevista a este blog no vestiário, já caracterizado de Noel e com uma linda canção natalina tocando ao fundo, Cantoni, falou sobre recordações profissionais e da infância, época em que as celebrações natalinas eram diferentes.

“A figura do Papai Noel era bem diferente, os enfeites eram escassos. Não haviam brinquedos
Crédito desta imagem: João Fernando.
comprados, todos eram fabricados, muitas vezes pela própria criança: como pião, bola de gude, três marias,” lembra.

Pai de duas meninas e avô de três netos, Clóvis se orgulha da família que construiu e do bom relacionamento que possuem. Para a neta caçula, Isabel, de 8 anos, não resta dúvidas: “Ela me considera o Papai Noel. Fala para todos os colegas da Escola: meu avô é o Papai Noel! Então quando chego lá, todos já me reconhecem”, conta.

O senhor Noel também se sente agraciado pela boa saúde que possui. Mesmo beirando a casa dos 80 ele afirma nunca ter ficado doente ou ter dores de cabeças.

Sobre o papel que desempenha nesta época do ano, junto as crianças, e o significado que isto tem em sua própria vida, Clóvis dispara:

“É muito gratificante ser Papai Noel! Essa criançada gosta muito da figura do Noel e isto transmite uma energia muito boa, pura! Me sinto realizado!”

E a agenda de atividades não para! Para a noite de Natal são sete visitas agendadas nas residências de clientes. Onde os pequenos privilegiados terão a alegria de receber seus presentes diretamente das mãos de Noel.

A má notícia que deixa esta repórter com o coração na mão é que Clóvis já pensa em parar! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori