Etiqueta e Marketing Pessoal para Iniciantes - Saber Ouvir

A segunda parte deste guia traz orientações sobre como se tornar um bom ouvinte. Depois das primeiras dicas que mostraram como controlar a fala e usar as palavras a seu favor, aprenda como ouvir mais e melhor.

Confira:

· Olhe nos olhos de  seu interlocutor, além de concentrar sua atenção na conversa mostra respeito a quem lhe fala;
· Mostre interesse no que está ouvindo, através de expressões faciais e palavras de concordância;
· Aproxime-se! A aproximação mostra o interesse pelas pessoas e pela conversa. Afaste-se apenas dos chatos. Quer demonstrar que realmente se interessa pela conversa? Chegue mais perto. Incline-se. Sente-se na ponta da cadeira;
· Pergunte. Questionamentos demonstram interesse no que está sendo dito e estimula a conversa;
· Nunca interrompa. Nada é mais desagradável do que ser interrompido no meio de um assunto ou frase que consideramos importante. Além de ser uma atitude grosseira, distancia você de seu interlocutor;
· Saber escutar abre portas para novas amizades. Quem retém mais conhecimento é aquele que melhor sabe ouvir e guarda o que houve;
· Conclua assuntos. Siga uma linha. Não troque de assunto enquanto o mesmo não for finalizado;
· Substitua as palavras “isso está errado” ou “não concordo” por expressões mais sutis como “é como você falou, mas veja,” repita o que a outra pessoa disse como forma de demonstrar sua opinião.

Aproveite a semana que está começando e coloque em prática estas técnicas de bem ouvir e usufrua de seus resultados.


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