Pular para o conteúdo principal

Rugby: Coragem, força e União

Conheça o esporte que conquistou espaço e adeptos no município


O esporte Rugby nasceu na cidade inglesa de Rugby e teve sua primeira aparição durante uma partida de futebol na Inglaterra. No Brasil a prática chegou pelas mãos de Charles Muller e hoje é protagonista do terceiro maior evento esportivo mundial, a Copa do Mundo de Rugby (RWC).

Em Guaíba o Rugby chegou oficialmente em 30 de abril de 2006 com a fundação do Guaíba Rugby Clube, entidade sem fins lucrativos que tem o intuito de difundir e desenvolver a pratica do esporte e seus valores. A iniciativa partiu de Leandro Wienskoki, o Polaco, jogador guaibense do Charrua Rugby Clube de Porto Alegre.

O Clube recebe atletas de todas as idades, distribuindo entre as categorias: adulto masculino, juvenil M19 e  M17, infantil M15 e M13, pré mirim M11 e as categorias femininas M15 e A15.
Muitos projetos sociais também são desenvolvidos pelas equipes, entre eles, o Projeto Pedigree – Futuro do Rugby em Guaíba, voltado para a inclusão social de crianças carentes de diversos bairros da cidade.

Diz-se do Rugby que é um esporte de brutos, praticado por cavalheiros, incentivando a pratica da lealdade, disciplina, espírito de equipe e respeito ao oponente.

Para Leandro Polaco a prática do esporte tem uma importância vital, não só para ele como para os demais adeptos que convivem com o Rugby e a atividade cultural que faz dele um modo de viver diferente dos outros esportes.

“No Rugby dentro do campo tu é exigido como doação, tu tem que aprender a levantar depois de cair, tu convive com lesão, tu convive com gente que daqui a pouco tu não gosta , mas ali dentro vão ser estas pessoas que vão te defender. Então isto, o Rugby acaba com estes valores formando cidadãos. Então, é por isto, um dos motivos pelo qual o Rugby hoje me torna uma pessoa melhor ou me tornou, talvez eu não fosse ter algumas idéias sobre a vida se não tivesse conhecido o Rugby”, fala Polaco sobre a influência do esporte na sua vida.


Entenda as regras do esporte:

1- O jogo ocorre num campo de relva, de dimensões semelhantes às de um campo de futebol, que é demarcado conforme a figura abaixo. 

2- A bola é de couro e de formato oval (maior e mais pesada que uma bola de futebol americano e sem costura).

3- Cada equipa é constituída por 15 jogadores, podendo tomar as posições avançados e/ou três quartos ("3/4").

4- O objectivo é colocar a bola no in goal adversário. O in goal é a área localizada imediatamente após a linha de fundo. É sempre necessário colocar a bola no chão, não serve apenas entrar com a bola na mão ou atira-la ao solo.

5- Pode-se rematar a bola ou passá-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás, no caso do remate, pode-se rematar para frente. Porém, na equipa que ataca, quem estiver à frente do rematador estará impedido (fora de jogo) até que seja ultrapassado pelo rematador ou até a jogada ser concluída ( é infracção grave se o jogador impedido placar o jogador adversário que apanhar a bola).

6- O acto de derrubar o outro jogador chama-se placagem ou placar. Só é permitido derrubar o jogador que estiver na posse da bola. Constitui infracção grave derrubar com as pernas ou passar rasteira a qualquer jogador, inclusive o que estiver com a bola.

7- O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infracção ou quando é marcado ensaio.

8- Sempre que estiverem 3 ou mais jogadores em pé em contacto com a bola, ou quando um jogador for placado por outro, a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente da metade correspondente ao seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar passando por cima da bola.

9- São infracções: Passar a bola para a frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola, segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão, dentre outras.

10- A formações básicas são:
-MELE (8 jogadores de cada lado e a bola é introduzida no meio da formação saindo para um dos lados)
-TOUCHE ( é o lateral, uma fila de jogadores de cada lado, a bola é lançada no meio e disputada)
-RUCK (durante o jogo, os jogadores passam por cima da bola imóvel no solo)
-MAUL (durante o jogo, jogadores disputam bola em pé)


Conheça os títulos já conquistados pelo Guaíba Rugby Clube:

2006

- Circuito Gaúcho de Rugby 7’s – 5ª colocação;
- Torneio Integración tem-a-side, 4ª colocação;

2007

- Torneio Pré-gaúchão 7’s em Guaíba, Vice-Campeão;
- Circuito Gaúcho de Rugby 7’s, Vice-Campeão;
- Copa Sul de Lages, 6ª colocação;
- Campeonato Gaúcho Ten-a-side, 4ª colocação;
- Lions International, 16ª colocação;

2008

- II Torneio Pré-gaúchão 7’s, Vice-Campeão da Copa de Prata em Guaíba;
- Copa Sul de Lages, 6ª colocação;
- Circuito Gaúcho de Rugby 10’s, 5ª colocação;

2009

- Floripa Seven’s, 12º adulto e 4º feminino;
- III Torneio Pré-gaúchão 7’s, Campeão da Copa de Prata Adulto e Vice-Campeão Feminino;
- Campeonato Gaúcho de Rugby Union, 5ª colocação;
- Soul Rugby 7’s Internacional, 4ª colocação adulto e Vice-Campeão Juvenil M17;

2010

- IV Torneio Pré-Gaúchão 7’s, Campeão da Copa de Prata Feminino e Juvenil;
- Circuito Gaúcho de Rugby 7’s, 4ª Colocação, sendo Vice-Campeão nas 3 últimas etapas.

Quer conhecer mais sobre o esporte? Assista os treinos realizados nas terças e quintas-feiras às 20 horas e sábados às 18 horas no Campo Complexo Esportivo Coelhão em Guaíba.
Interessados em participar dos treinos podem fazer contato através do email contato@guaibarugby.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo http://www.guaibarugby.com.br/.

Assista também aos vídeos sugeridos por Polaco e saiba mais sobre esta modalidade esportiva:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori