Rugby: Coragem, força e União

Conheça o esporte que conquistou espaço e adeptos no município


O esporte Rugby nasceu na cidade inglesa de Rugby e teve sua primeira aparição durante uma partida de futebol na Inglaterra. No Brasil a prática chegou pelas mãos de Charles Muller e hoje é protagonista do terceiro maior evento esportivo mundial, a Copa do Mundo de Rugby (RWC).

Em Guaíba o Rugby chegou oficialmente em 30 de abril de 2006 com a fundação do Guaíba Rugby Clube, entidade sem fins lucrativos que tem o intuito de difundir e desenvolver a pratica do esporte e seus valores. A iniciativa partiu de Leandro Wienskoki, o Polaco, jogador guaibense do Charrua Rugby Clube de Porto Alegre.

O Clube recebe atletas de todas as idades, distribuindo entre as categorias: adulto masculino, juvenil M19 e  M17, infantil M15 e M13, pré mirim M11 e as categorias femininas M15 e A15.
Muitos projetos sociais também são desenvolvidos pelas equipes, entre eles, o Projeto Pedigree – Futuro do Rugby em Guaíba, voltado para a inclusão social de crianças carentes de diversos bairros da cidade.

Diz-se do Rugby que é um esporte de brutos, praticado por cavalheiros, incentivando a pratica da lealdade, disciplina, espírito de equipe e respeito ao oponente.

Para Leandro Polaco a prática do esporte tem uma importância vital, não só para ele como para os demais adeptos que convivem com o Rugby e a atividade cultural que faz dele um modo de viver diferente dos outros esportes.

“No Rugby dentro do campo tu é exigido como doação, tu tem que aprender a levantar depois de cair, tu convive com lesão, tu convive com gente que daqui a pouco tu não gosta , mas ali dentro vão ser estas pessoas que vão te defender. Então isto, o Rugby acaba com estes valores formando cidadãos. Então, é por isto, um dos motivos pelo qual o Rugby hoje me torna uma pessoa melhor ou me tornou, talvez eu não fosse ter algumas idéias sobre a vida se não tivesse conhecido o Rugby”, fala Polaco sobre a influência do esporte na sua vida.


Entenda as regras do esporte:

1- O jogo ocorre num campo de relva, de dimensões semelhantes às de um campo de futebol, que é demarcado conforme a figura abaixo. 

2- A bola é de couro e de formato oval (maior e mais pesada que uma bola de futebol americano e sem costura).

3- Cada equipa é constituída por 15 jogadores, podendo tomar as posições avançados e/ou três quartos ("3/4").

4- O objectivo é colocar a bola no in goal adversário. O in goal é a área localizada imediatamente após a linha de fundo. É sempre necessário colocar a bola no chão, não serve apenas entrar com a bola na mão ou atira-la ao solo.

5- Pode-se rematar a bola ou passá-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás, no caso do remate, pode-se rematar para frente. Porém, na equipa que ataca, quem estiver à frente do rematador estará impedido (fora de jogo) até que seja ultrapassado pelo rematador ou até a jogada ser concluída ( é infracção grave se o jogador impedido placar o jogador adversário que apanhar a bola).

6- O acto de derrubar o outro jogador chama-se placagem ou placar. Só é permitido derrubar o jogador que estiver na posse da bola. Constitui infracção grave derrubar com as pernas ou passar rasteira a qualquer jogador, inclusive o que estiver com a bola.

7- O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infracção ou quando é marcado ensaio.

8- Sempre que estiverem 3 ou mais jogadores em pé em contacto com a bola, ou quando um jogador for placado por outro, a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente da metade correspondente ao seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar passando por cima da bola.

9- São infracções: Passar a bola para a frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola, segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão, dentre outras.

10- A formações básicas são:
-MELE (8 jogadores de cada lado e a bola é introduzida no meio da formação saindo para um dos lados)
-TOUCHE ( é o lateral, uma fila de jogadores de cada lado, a bola é lançada no meio e disputada)
-RUCK (durante o jogo, os jogadores passam por cima da bola imóvel no solo)
-MAUL (durante o jogo, jogadores disputam bola em pé)


Conheça os títulos já conquistados pelo Guaíba Rugby Clube:

2006

- Circuito Gaúcho de Rugby 7’s – 5ª colocação;
- Torneio Integración tem-a-side, 4ª colocação;

2007

- Torneio Pré-gaúchão 7’s em Guaíba, Vice-Campeão;
- Circuito Gaúcho de Rugby 7’s, Vice-Campeão;
- Copa Sul de Lages, 6ª colocação;
- Campeonato Gaúcho Ten-a-side, 4ª colocação;
- Lions International, 16ª colocação;

2008

- II Torneio Pré-gaúchão 7’s, Vice-Campeão da Copa de Prata em Guaíba;
- Copa Sul de Lages, 6ª colocação;
- Circuito Gaúcho de Rugby 10’s, 5ª colocação;

2009

- Floripa Seven’s, 12º adulto e 4º feminino;
- III Torneio Pré-gaúchão 7’s, Campeão da Copa de Prata Adulto e Vice-Campeão Feminino;
- Campeonato Gaúcho de Rugby Union, 5ª colocação;
- Soul Rugby 7’s Internacional, 4ª colocação adulto e Vice-Campeão Juvenil M17;

2010

- IV Torneio Pré-Gaúchão 7’s, Campeão da Copa de Prata Feminino e Juvenil;
- Circuito Gaúcho de Rugby 7’s, 4ª Colocação, sendo Vice-Campeão nas 3 últimas etapas.

Quer conhecer mais sobre o esporte? Assista os treinos realizados nas terças e quintas-feiras às 20 horas e sábados às 18 horas no Campo Complexo Esportivo Coelhão em Guaíba.
Interessados em participar dos treinos podem fazer contato através do email contato@guaibarugby.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo http://www.guaibarugby.com.br/.

Assista também aos vídeos sugeridos por Polaco e saiba mais sobre esta modalidade esportiva:






Comentários