Pular para o conteúdo principal

Insegurança assombra taxistas


Motoristas temem ação de criminosos



Taxistas de Guaíba estão assustados com a onda de assaltos a categoria que em 48 horas registrou 5 ocorrências em diferentes pontos da cidade. Gerando insegurança principalmente aos profissionais que trafegam pela madrugada.
A reportagem do JC conversou com motoristas da região central, ouvindo relatos sobre as ações de criminosos e as medidas preventivas que cada um tem adotado.
O cruel assassinato de Marcelo Cardoso Ambos, em julho desencadeou uma serie de ataques a classe. O caso mais grave registrado nos últimos dias é do motorista rendido por 3 elementos durante uma corrida que o obrigavam a entrar na mesma estrada onde o colega havia sido morto. Temendo por sua vida, o homem acelerou o veículo, colidindo contra um poste quando um dos bandidos tentou assumir a direção. Na ação dois assaltantes feridos foram presos no local e o terceiro homem perseguido e capturado. O motorista precisou passar por uma cirurgia e segue hospitalizado.

O dia a dia dos trabalhadores

Paulo Dias, taxista há quinze anos, diz que por medida preventiva, pondera os passageiros que transporta pela madrugada: “Preciso trabalhar, mas analiso quem e onde vou pegar”.
Assombrado pelos recentes ataques ocorridos nos bairros Centro, Shell e Parque 35, Dias acredita que a forma mais efetiva de combater a ação dos criminosos é a instalação de novas câmeras e a manutenção das já existentes, além da realização de blitz com revista a passageiros.
Assaltando há poucos dias, Gilberto Casanova desabafa: “Não se tem mais segurança, nem no ponto”. O profissional que trabalha na área há 10 anos, foi abandonado numa rua pouco movimentada da cidade, sem as chaves do automóvel, depois de ter pertences e dinheiro roubados.
No ponto da antiga Rodoviária, Telmo Machado, conta que abandonou as corridas noturnas após ter sido vitima de um casal armado às duas horas da manhã na saída de uma festa em direção ao bairro São Francisco. “Hoje por segurança prefiro ir mais cedo para casa,” saliente.
Natural de Santo Angelo, Telmo diz que a violência contra colegas ocorridas recentemente em Guaíba, é a mesma que vê em outros municípios desde 1982. Na grande maioria dos casos praticada por jovens, motivados pela falta de dinheiro para adquirir drogas.
Com um ano de praça, o motorista que prefere não se identificar, falou sobre a insegurança do trabalho que o fez adotar o turno diurno, trançando o perfil dos infratores como jovem entre 17 e 20 anos. “Eu acabo optando por transportar pessoas mais velhas e conhecidas, nunca levo ninguém que nunca tenha visto pela cidade,” explica. Para ele o bom funcionamento das câmeras e a instalação de novos equipamentos em pontos estratégicos, como o de embarque, inibiriam a ação dos criminosos.
Outro motorista, que trafega pelas ruas do município desde 1985, acredita que os assaltos são motivados pela falta de abordagem a passageiros, pela facilidade de chegar as vitimas e a certeza da impunidade. E conta que por medida de prevenção só atendem pessoas conhecidas e em determinados horários.
Adriane Sarmento, única taxista mulher de Guaíba, está no volante há 3 meses e conta com o cuidado dos colegas que freqüentemente a ligam para saber de seu paradeiro. “Sempre oro a Deus pedindo proteção. Gosto do meu trabalho e procuro tratar todos os passageiros de forma igual”, conta.

Outubro violento

Vitima de 3 assaltos em dez anos de profissão, Faustão como é conhecido, fala sobre a tensão que viveu no dia 09 de outubro: “Estava transportando um casal e no meio do percurso o homem colocou uma arma na minha cabeça anunciando o assalto. Naquele momento pensei que era mesmo o fim, pois ele falava o tempo que iria me matar.” Enquanto o assaltante recolhia dinheiro e objetos do veículo, o taxista era agredido no rosto pela jovem. Ao termino da ação ele foi forçado a entrar no porta mala e só não foi assassinado friamente a pedido da mulher que viu em seu celular a foto dos filhos.
O drama de Marcelo que trancado e com pouco ar lutava para sobreviver só teve fim três horas depois quando seus colegas deram por conta de seu desaparecimento e rastrearam o paradeiro do veículo o resgatando a tempo.
O policiamento está sendo intensificado no município o que promete coibir novas ações de criminosos, mas o clima é de preocupação entre os motoristas de táxi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori