Voleibol – paciência e determinação na pratica de um dos esportes mais apaixonantes do mundo

Foto: Arquivo Pessoal Luciano Totta


O esporte, treino e técnica sobre a ótica de um atleta


Willam George Morgan deu vida ao voleibol dentro da Associação Cristã dos Moços dos Estados Unidos e pode acompanhar a aceitação de seu invento que além de ganhar espaço e adeptos pelo mundo recebeu a reguladora Federação Internacional de Voleibol. Falecido aos 72 anos, Willam assistiu o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol Masculino em 1949 e três anos mais tarde viu o esporte ser estendido à modalidade feminina.

O funcionário da ACM deixou como legado para a humanidade um esporte cujo os objetivos vão além de passar a bola sobre a rede sem tocar no chão, impedindo que os adversários façam o mesmo. O Voleibol conquistou cadeira fixa nos Jogos Olímpicos e a paixão de atletas e torcedores pelo mundo.

Pela carência de títulos atuais em Copas do Mundo e pelo excelente desempenho mostrado nas Olimpíadas pelas equipes de Voleibol brasileiras, o país antes considerado “do futebol” tem mostrado seu talento nas quadras, conquistando competições importantes pelo mundo.

O atleta Luciano Totta dedica-se há 29 anos ao esporte, iniciando por incentivo da família, onde os pais já praticavam voleibol entre outros esportes ele lembra: “Sempre fomos muito ligados ao esporte. Também com muito incentivo no primeiro e segundo grau, onde o esporte era incentivado”.

O atleta começou sua trajetória esportiva no SESI, treinando em equipes como Unisinos, Sogipa, Grêmio Náutico Gaúcho, onde permaneceu mais tempo participando de Campeonatos da Federação Gaúcha. Luciano também passou pelo Clube Recreativo Riocell, AVG (Associação de Voleibol de Guaíba) e AMAS RS (Associação de Masters do RS) colecionando diversos títulos no esporte.

Entre os prêmios conquistados e campeonatos importantes que participou Luciano destaca o Campeonato Estadual SESI (Lajeado/Estrela) – 1994, Jogos Sulbrasileiros SESI (Florianópolis) -1995, Jogos Abertos de Canoas, Copa são Francisco de Paula, Campeonato Estadual Adulto, Copa RS, Campeonato Metropolitano, JIRGS e Campeonato Municipal de Porto Alegre entre outros.

Sobre o treinamento individual e em equipe, Luciano conta que são baseados em muitos exercícios de repetição e precisão, reflexos, velocidade, parte técnica e tática. O atleta explica que a velocidade pode ser obtida e melhorada com muitos treinos específicos de explosão muscular, agilidade e até alongamentos. Quanto á precisão, exercícios de técnica e muita repetição são fundamentais, o que exige constante paciência e determinação dos praticantes.

“Considero bem intenso, pois é um esporte que exige esforço de praticamente todos os músculos do corpo. A parte física é muito importante para facilitar o rendimento e prevenir lesões originárias do alto impacto”, completa o jogador.


Comentários