Todos os Sabores do Sul num Só Lugar


Mercado Publico de Porto Alegre e as coisas que só ele tem


Fachada lateral do prédio.
Com 140 anos de história, o Mercado Publico consagrou-se como um dos principais cartões postais da Capital Gaucha. Suas paredes e bares centenários levam os visitantes há um passeio pela história da cidade, diversidade de culturas, cores, aromas e sabores que só o Mercado tem.  

Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o prédio projetado pelo engenheiro Frederico Heydtmann, foi construído em estilo neoclássico e abriu suas portas ao publico antes mesmo da Proclamação da Republica e Abolição da Escravatura. Marcando sua existência com resistência e imponência as margens do Guaíba.

Com a modernização da Capital, abertura de novas e grandes avenidas, construção de praças e aterros na área central e o surgimento de bondes elétricos e automóveis, muitas foram as tentativas de demolição do local. Em seu lugar seriam construídos prédios, ruas e túnel, mas o gigante já havia conquistado seu espaço e publico. População e imprensa mobilizadas fizeram com que a construção se mantivesse em pé.

O Mercado que hoje recebe turistas de todo o mundo mantém suas principais características arquitetônicas, com elementos contemporâneos, como escada rolante e elevador, harmonizando o antigo e o novo.

Conhecer a história do Rio Grande do Sul e da sua gente requer também uma passada pelas bancas onde além de peixes, frutas, legumes, carnes, erva-mate, artigos religiosos, chás, temperos e tantos outros produtos típicos, encontram-se a riqueza e diversidade da região.

O Mercado que venceu a evolução do mundo, abre suas portas diariamente para pessoas de todos os países que ao visitarem o Sul, passeiam por seus corredores, bancas e bares. Descobrem novas essências, receitas, porções e diferenças, com o atendimento simples e atencioso do velho Mercado.

Caminhar pela construção, ouvir suas histórias com a possibilidade de poder levar um pouco de tudo isto para casa torna o local parada obrigatória de visitantes de todo o mundo. Entre os artigos mais vendidos para a clientela estrangeira estão os produtos coloniais e fiambreria, charque, erva mate, ervas aromáticas, temperos e frutas regionais.

Toda esta gama de produtos e sabores que alcançam os mais variados públicos desperta a curiosidade e interesse de novos turistas. Assim a cultura gaucha, as riquezas do solo fértil e da natureza gentil do Rio Grande do Sul conquistam o paladar de outros povos. Conheça e comprove!

Comentários

  1. O Mercado é uma mistura de aromas e sabores. Recomendo a todos uma parada para tomar um simples café com torrada ao fim da tarde. O sabor misturado ao movimento e à historia do lugar é incomparável.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOA MATERIA , MANA , CAPRICHOU!!!!! E UMA JORNALISTA DE MAO CHEIA!!!!!!! BJOS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixa aqui também suas Idéias: