Pular para o conteúdo principal

Câncer de mama masculino: Preconceito e desinformação que matam




Pouco conhecido e divulgado o câncer de mama masculino vitima pelo preconceito e falta de informação.  O numero dos casos de neoplasia maligna em homens é pequeno em relação ao feminino, mas tem tratamento dificultado pelo diagnostico tardio.

 Indícios como glândula ou ferida no mamilo, caroço atrás do bico e íngua aumentada na axila são sinais de alerta. A médica mastologista, Maira Caleffi , esclarece que nem todo nódulo é câncer. Entre dez casos que chegam a seu consultório, apenas um, após investigação e análise laboratorial tem diagnostico positivo. O que não descarta a necessidade de procurar um especialista diante de qualquer anomalia.

Durante o atendimento pacientes com queixas sintomáticas, mas que não tem idéia do que pode estar acontecendo: “A desinformação é a coisa mais importante hoje, o que diferencia. O câncer de mama na mulher é tão comentado, mas muito menos falado quando é em homem. Por isto o espanto dos homens quando se fala nesta doença, quando se pede uma mamografia, acreditam que não tem glândula mamaria, quando na verdade a possuem, apesar de involuída, como a de todos os mamíferos, ela existe e está lá,” revela à mastologista.

O fator agravante, segundo Maura, é a falta de informação e preconceito. Homens buscam atendimento tardio, não sabem há quem recorrer o que eleva o índice de óbitos. Por isto a grande necessidade de divulgação da doença. “Ele não está aumentando, vem mantendo as mesmas proporções, mas continua vitimando,” completa referindo-se as estatísticas. Que registra um caso masculino para cada cem ocorrências em mulheres.

O tratamento do câncer de mama masculino é semelhante ao feminino, o que diferencia é a mastectomia. Em pacientes homens não há cirurgia parcial e sim a erradicação total da glândula. Seguida de quimio ou radioterapia conforme a extensão da doença, que geralmente desenvolve-se nos ductos mamários. A médica diz não haver necessidade de auto-exame, basta estar atento a anormalidades, que podem ser percebidas no banho ou espelho.

Grupos de risco

Muito mais ligado a hereditariedade do que o da mulher, o câncer de mama masculino depende do envelhecimento, idade e história genética. Maira acrescenta que “se tem um caso confirmado é necessária uma pesquisa genética na família porque provavelmente está ligado a um gem especifico.”

Homens com ginecomastia (crescimento mamário) não tem mais chance de desenvolver a doença que os demais, ela pode estar relacionada à obesidade, medicações ou aumento de glândulas estimulado por hormônios, o que não remete o paciente a um grupo de risco.

Falta de informação

Coordenadora do Núcleo da Mama do Hospital Moinhos de Vento, a PH.D. é Presidente do IMAMA e FEMAMA, organizações estadual e federal, que trabalham no apoio e orientação a saúde da mama, em suas palestras trata da importância de identificar os sintomas e combater a doença evitando estágios mais avançados. Especialista em mastologia, vê na falta de informação a maior dificuldade de combater a doença: “Não é tão freqüente, mas os homens precisam saber que isto pode acontecer. Apesar de raro, existe” completa.

O IMAMA divulga o assunto em seu trabalho junto ao publico feminino, estimulando a presença de homens na platéia. Para que sejam adotadas medidas preventivas, eliminando grupos de risco, formado em sua grande maioria por obesos, fumantes e sedentários.

Divulgar a doença entre amigos e familiares, orientar sobre sintomas e incentivar a prática de hábitos mais saudáveis é a maneira mais eficaz de salvar vidas. Comece pelas pessoas que estão ao seu redor. Faça sua parte!

CLIQUE AQUI para curtir a Fanpage e acompanhar todas as notícias e novidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeços

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Aniversário

  Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autorização do autor, mesmo quando citado fonte ou os devidos créditos, conforme previsto na Lei 9610/98.

Olhos assim

Você não deve dar crédito aos meus devaneios, Nem dizer que são feios os rabiscos que eu chamo de poesia. Você tem que continuar agindo com calma, Sem se preocupar com todas as fantasias que habitam minha alma. Nunca falei para alguém tudo que é importante para mim, Nem do fascínio que devoto por olhos assim. Então, quando fitei pela primeira vez, este céu sem lua, Percebi que jamais dormiria sossegada querendo tê-los para mim. Teu olhar castanho, que mostra teu ar tristonho, Nunca me falou dos sonhos teus. Mas despertou o brilho adormecido dos meus. Só te peço que não me judie, que não negue teu amor para mim. Eu não saberia amar outros olhos. Outros olhos assim. Porto Alegre, 27 de novembro, de 2001. Conheça a página  Jornal de Ideias Comunicação Digital   e con fira de perto todo  o trabalho realizado pela profissional que atua na produção dos conteúdos deste blog. Não é permitido reproduzir texto, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de um blog, sem a devida autori