Vivendo as tradições gaúchas

Fonte: Google Imagens

A Brigada Militar calcula um publico de 80 mil pessoas presentes no 1º dia de atividades no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre para conferir de perto as novidades e atrações deste ano do Acampamento Farroupilha. Nilza Lessa, viúva de Barbosa Lessa, e patrona dos festejos, acompanhada do tradicionalista, José Alencar da Silva, recebeu e acendeu a centelha da Chama Crioula, abrindo oficialmente os festejos da Semana Farroupilha no estado, no dia sete de setembro. O acendimento da Chama marcou também o inicio dos festejos com espetáculos artísticos e culturais.

A solenidade era aguardada desde o dia 17 de agosto, quando a centelha deixou a cidade de Venâncio Aires rumo a Porto Alegre, trazida pelos “sentinelas da chama”, como são conhecidos o grupo de cavaleiros que religiosamente cumpre o percurso a cavalo anualmente. Na Capital a Chama ficou guardada até o momento de ser fundida com a centelha da pátria, outro marco de respeito à história do povo brasileiro, e ficará sobre vigilância de membros de piquetes, 24 horas por dia, até o final da programação.

O parque este ano conta com a agenda de apresentações culturais do Espetáculo “Nossas Raízes”, que teve inicio com a apresentação de Cristiano Quevedo. Músicos e grupos tradicionalistas, como Dante Ramon Ledesma, Grupo Rodeio, Os Bertusse e Joca Martins, marcarão presença no Centro de Eventos abrilhantando a comemoração da Proclamação da Republica Rio-grandense.  O baile do primeiro dia foi animado pelo Tchê Barbaridade e iniciou às 23 horas com o custo de R$20,00. No Palco Central os shows são gratuitos.

Os primeiros visitantes puderam conhecer a estrutura do parque para este ano, conta com 360 entidades acampadas, entre piquetes e CTGs.

O tema escolhido para os Festejos Farroupilhas 2012, aprovado pelo 59º Congresso Tradicionalista Gaúcho em janeiro na cidade de Pelotas é "Nossas Riquezas”. Inspirado na população indigna, primeiros habitantes do estado, que muito contribuíram para a formação do gaúcho, deixando o legado que com tanto orgulho é preservado e vivenciado.
Estes bravos trouxeram consigo a determinação e a vocação para o trabalho. Não encontrando riquezas como o ouro e a prata, trataram de produzir seu sustento com as riquezas naturais oferecidas pela terra e das manadas de gado e cavalos xucros que encontraram pelos campos.


Comentários